“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14470

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Daiane do Nascimento Bicalho
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Laísa Medina da Silva, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Núbia Aparecida Schaper Santos, Sabrina dos Santos de Freitas, Sarah Menezes Rocha, VANILDA DE PAIVA BASTOS, Verônica Aparecida da Silva
Título As brincadeiras e os brinquedos no contexto escolar: um relato de experiência
Resumo O presente trabalho tem como ponto de partida o relato de experiência construído a partir da aula “As brincadeiras e os brinquedos no contexto escolar”, ministrada no Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil. Este curso é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em convênio realizado entre o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS/UFV e a Prefeitura Municipal de Viçosa. Esta parceria envolve os Grupos de Pesquisa LICEDH/UFJF - Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano; CIAJIFS - Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade e o Curso de Educação Infantil da UFV, reúne docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFJF e do curso de Educação Infantil da UFV. O objetivo deste resumo é apresentar os conhecimentos construídos durante a referida aula e a sua interelação com a formação inicial e atuação profissional. A metodologia utilizada nesta aula denominou-se MAPA DO BRINCAR, adotando uma dinâmica para se apresentar, por meio de desenhos, o espaço físico das escolas, destacando seus espaços e tempos destinados ao brincar. Foram apresentadas um total de dez instituições. Durante as apresentações foram levantadas as áreas destinadas ao brincar e o tempo diário destinado a esta prática, que variam de acordo com o regime de atendimento da escola, se parcial ou integral. Esta dinâmica provocou reflexões e diálogos, levando assim, à percepção coletiva de que “precisa-se deixar a criança brincar mais”. Como resultado deste momento de construção coletiva do saber, destacamos as inúmeras análises e reflexões sobre a importância do contínuo exercício de se colocar na perspectiva da criança e pensar no que é possível fazer para a potencialização do brincar, que para elas se faz tão importante e sério. Permitiu ainda visualizar possíveis soluções para as realidades de espaço, tempo e recursos apresentadas pelas (os) envolvidas (os). Concluímos que, a aula em questão se fez um espaço rico em compartilhamento de experiências, sentimentos e frustrações em relação ao espaço e tempo destinados ao brincar. Apontou a necessidade de refletir o quanto se faz necessário o exercício de se transportar para o universo infantil, de olhar com as lentes da infância, e pensar neste tempo tão limitado do brincar. Destaca-se ainda, a possibilidade de apossar das teorias não apenas como um estudo, mas utilizá-las na prática diária. Esta experiência contribuiu grandemente para o processo de formação e construção da identidade de professora da educação infantil e na construção de novos conhecimentos em relação às práticas e exercícios de autorreflexão para atender às necessidades das crianças de acordo com seus limites e possibilidades, buscando sempre promover o desenvolvimento integral das mesmas, principal objetivo desta etapa da Educação.
Palavras-chave Formação docente, Educação Infantil, Brincadeiras
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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