“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14457

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luanna Ferreira da Silva
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Edilaine Conceicao Costa de Queiroz, Lucas da Silva Costa, Maria Clara Tolentino Braga, Shirley Cristina Teixeira
Título O jubileu de ouro do curso de Pedagogia: 50 anos de experiência na Universidade Federal de Viçosa
Resumo O presente trabalho apresenta a pesquisa que está sendo desenvolvida pelo PET/EDU – Conexões de Saberes, vinculado ao curso de Pedagogia da UFV, que objetiva realizar um levantamento histórico, documental e com relatos orais, analisando a história do Curso de Pedagogia na UFV ao longo dos seus quase 50 anos de existência, que serão completados em 2021.Este estudo promove uma análise de sua história desde seu primeiro ato normativo até a atualidade, com o intuito de observar os percursos formativos e profissionais dos egressos em diferentes períodos. Trata-se de uma pesquisa fundamental para evidenciar as permanências e transformações que ocorreram no curso durante os diversos períodos e contextos sociais, políticos, legais, de formação profissional e pedagógica, compreendendo como o contexto sócio-histórico influenciou a estruturação do curso e do profissional pedagogo ao longo dos 50 anos de história.A metodologia evidenciará depoimentos de egressos, ex professores eex funcionários do Departamento de Educação, e espera-se que, com a contribuição dos sujeitos, seja possível realizar um traçado das transformações do curso durante os 50 anos, correlacionando com a história do curso no Brasil. Também serão realizadas análises do referencial teórico e dos documentos levantados, bem como dos demais instrumentos burocráticos que possam compor a estruturação do curso ao longo dos seus 50 anos de existência, promovendo um estudo multifacetado que busca trazer à tona as matrizes curriculares que já existiram, relacionando-as com o período sócio-histórico em que estava inserido.Atualmente, a pesquisa encontra-se em fase de registro, e o projeto sendo preparado para submissão junto ao Comitê de Ética.Os petianos estão realizando a revisão sistemática da literatura e levantando os contatos com egressos e ex professores. Este levantamento é feito de acordo com as décadas desde a criação do curso, a partir dos dados fornecidos pelo Registro Escolar. Os resultados iniciais da pesquisa se referem às teses, dissertações e artigos publicados que tratam da temática, e também os contatos já levantados dos egressos e ex professores da década de 1970, bem como os atuais docentes da instituição que foram estudantes do curso em suas graduações. Também está sendo preparado um evento comemorativo a ser realizado ainda esse ano, contando os primórdios do curso. Espera-se que, à luz dos resultados da pesquisa, seja possível elaborar uma série de materiais que promovam o conhecimento acerca do curso e as contribuições sociais que alcançou durante seus anos de existência. Discute-se a possibilidade da elaboração de uma edição comemorativa em formato de livro, um documentário e a organização de um acervo histórico que possa servir de subsídio para futuras pesquisas, e que contribua para que as características e transformações ocorridas no curso durante o período pesquisado sejam sintetizadas a fim de preservar a sua identidade histórica.
Palavras-chave Pedagogia, 50 anos, Trajetória
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.