“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14451

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Franciely Rosa da Silva
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Camila Michele Barros, Carla Aparecida Santos, Iêda da Penha Oliveira Ribeiro, Leticia Marques Ramos, Sarah Menezes Rocha
Título A arte do cinema e as infâncias: vivências do projeto MaravilhArte
Resumo O presente resumo visa apresentar as ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão e Cultura
denominado “MaravilhArte: o essencial deve ser sentido”, da Universidade Federal de Viçosa. O
referido projeto é uma ação de apreciação artística, produção e socialização de conhecimentos
referentes à linguagem artística dos seres humanos, e sua importância nos processos educacionais,
especialmente crianças de 0 a 5 anos. Tem por objetivo promover experiências artísticas de
valorização da cultura popular em suas diferentes manifestações. Neste resumo serão apresentadas
as atividades construídas a partir da arte do cinema em diálogo com os processos educacionais
experimentados pelas crianças. A fim de garantir o caráter teórico e prático do projeto foi assistido,
durante dois encontros, o filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial”. O longa narra a
história de uma criança com dificuldades de aprendizado e um professor, que a partir de sua prática
pedagógica, consegue promover o aprendizado da criança em um trabalho mediado por construções
afetivas. A partir deste filme foi possível refletir sobre a importância da educação inclusiva e o papel
da/o professora/or neste processo, garantindo assim um dos objetivos específicos do projeto, qual
seja: apresentar teorias que abordem a importância da arte para o desenvolvimento humano e sua relação
com os processos educacionais. Por meio do documentário “Sal da Terra”, que conta a história do
fotógrafo Sebastião Salgado, foi possível conhecer uma outra modalidade de produção cinematográfica
(documentário), dialogando com a arte fotográfica e sua relação com questões sociais, temáticas
trabalhadas anteriormente pelo projeto. Para finalizar os debates sobre a arte do cinema, foi realizado uma
incursão com todas as integrantes do projeto ao cinema da cidade de Viçosa. Foi identificado que duas
integrantes nunca haviam ido ao cinema. Esta ação coincidiu com os debates provocados pela prova de
redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que se realizara na semana anterior, o que
permitiu refletir sobre a popularização das salas de cinema no Brasil, tema abordado no exame em
questão. Apontamos como resultados destas ações: i) a reflexão teórica sobre a arte do cinema e sua
interação com o campo da Educação; ii) a vivência prática a partir da incursão ao cinema da cidade,
podendo experimentar os afetos e emoções buscados pelo projeto e expressados em seu título: “o
essencial deve ser SENTIDO”. Concluímos que o Projeto MaravilhArte tem sido um importante espaço
de experimentações artísticas, fator fundamental na formação profissional de professoras e professores da
Educação Básica, sobretudo a Educação Infantil. A possibilidade de refletir e experimentar a arte
cinematográfica ampliou os conhecimentos das participantes e abriram outros campos de possibilidades
para sua formação e atuação docente.
Palavras-chave Cinema, infâncias, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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