ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa | Procultura |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Franciely Rosa da Silva |
Orientador | PRISCILA DANIELE LADEIRA |
Outros membros | Camila Michele Barros, Carla Aparecida Santos, Iêda da Penha Oliveira Ribeiro, Leticia Marques Ramos, Sarah Menezes Rocha |
Título | A arte do cinema e as infâncias: vivências do projeto MaravilhArte |
Resumo | O presente resumo visa apresentar as ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão e Cultura denominado “MaravilhArte: o essencial deve ser sentido”, da Universidade Federal de Viçosa. O referido projeto é uma ação de apreciação artística, produção e socialização de conhecimentos referentes à linguagem artística dos seres humanos, e sua importância nos processos educacionais, especialmente crianças de 0 a 5 anos. Tem por objetivo promover experiências artísticas de valorização da cultura popular em suas diferentes manifestações. Neste resumo serão apresentadas as atividades construídas a partir da arte do cinema em diálogo com os processos educacionais experimentados pelas crianças. A fim de garantir o caráter teórico e prático do projeto foi assistido, durante dois encontros, o filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial”. O longa narra a história de uma criança com dificuldades de aprendizado e um professor, que a partir de sua prática pedagógica, consegue promover o aprendizado da criança em um trabalho mediado por construções afetivas. A partir deste filme foi possível refletir sobre a importância da educação inclusiva e o papel da/o professora/or neste processo, garantindo assim um dos objetivos específicos do projeto, qual seja: apresentar teorias que abordem a importância da arte para o desenvolvimento humano e sua relação com os processos educacionais. Por meio do documentário “Sal da Terra”, que conta a história do fotógrafo Sebastião Salgado, foi possível conhecer uma outra modalidade de produção cinematográfica (documentário), dialogando com a arte fotográfica e sua relação com questões sociais, temáticas trabalhadas anteriormente pelo projeto. Para finalizar os debates sobre a arte do cinema, foi realizado uma incursão com todas as integrantes do projeto ao cinema da cidade de Viçosa. Foi identificado que duas integrantes nunca haviam ido ao cinema. Esta ação coincidiu com os debates provocados pela prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que se realizara na semana anterior, o que permitiu refletir sobre a popularização das salas de cinema no Brasil, tema abordado no exame em questão. Apontamos como resultados destas ações: i) a reflexão teórica sobre a arte do cinema e sua interação com o campo da Educação; ii) a vivência prática a partir da incursão ao cinema da cidade, podendo experimentar os afetos e emoções buscados pelo projeto e expressados em seu título: “o essencial deve ser SENTIDO”. Concluímos que o Projeto MaravilhArte tem sido um importante espaço de experimentações artísticas, fator fundamental na formação profissional de professoras e professores da Educação Básica, sobretudo a Educação Infantil. A possibilidade de refletir e experimentar a arte cinematográfica ampliou os conhecimentos das participantes e abriram outros campos de possibilidades para sua formação e atuação docente. |
Palavras-chave | Cinema, infâncias, Educação |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
---|