“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14430

ISSN 2237-9045
Instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Carla Lisiane Ibaldi Carabajal
Orientador Paulo Roberto Cardoso da Silveira
Outros membros PAULO FERNANDO ALVES MAURER
Título Interação universidade-sociedade: Uma experiência de extensão nas redes sociais
Resumo A interdisciplinaridade está cada vez mais se tornando importante no trato de problemas sociais relevantes e têm impactado na ação da Universidade junto à sociedade. Neste sentido, com a pandemia da COVID - 19, buscou-se nos ambientes virtuais criarmos espaços de interação Universidade-Sociedade; assim, iniciou-se a ação interdisciplinar em educação popular comunitária, a qual tem apresentado conteúdos direcionados a comunidade acadêmica e público em geral, através do Facebook, Instagram e YouTube; estes conteúdos são elaborados por docentes e discentes da Universidade Federal do Pampa-campus Itaqui. O objetivo deste trabalho é avaliar, na perspectiva dos acessantes da página, sua receptividade aos temas abordados e formatos utilizados na veiculação das mensagens; pretende-se conhecer a contribuição da ação extensionista e sugestões para sua qualificação. Metodologicamente, foi feito um questionário no google forms com algumas perguntas sobre a ação interdisciplinar e seu desenvolvimento, o qual foi aplicado na página do programa no facebook; houve participação de 81 pessoas que responderam o formulário; trata-se de uma análise exploratória, pois novas coletas de dados serão efetivadas; desta forma, obteve-se os seguintes resultados: quanto aos diferentes temas propostos, os respondentes demonstraram interesse em educação (30,9%); alimentação (25,9%); saúde mental (25,9%) e não souberam definir (17,3%); com relação a preferência de formas de apresentação de conteúdos, obteve-se os seguintes resultados: imagens (17,3%); videos (39,5%); textos (17,3%) e outros formas (25,9%); a preferências pelos vídeos demonstra ser esta hoje uma forma de comunicação mais interessante, associando-se tal indicação com a rapidez das informações e recusa em destinar um tempo para ler um texto; o vídeo para os respondentes significa uma forma mais atraente e que utiliza as imagens em movimento como forma de qualificar a comunicação; assim, sugere-se os vídeos como maneira de compreender e interagir melhor com a página. Portanto, pode-se concluir que esta ação extensionista está contribuindo para promover a circulação de informações e promover o debate com a comunidade interna e externa; na primeira fase era esta a pretensão, e agora pode-se reajustar as publicações; percebeu-se que proporcionou-se interação conhecimento científico e conhecimento popular, apresentando conteúdos lúdicos e utilizando as mídias sociais.
Palavras-chave Educação comunitária, mídias sociais, extensão universitária.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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