Resumo |
A interdisciplinaridade está cada vez mais se tornando importante no trato de problemas sociais relevantes e têm impactado na ação da Universidade junto à sociedade. Neste sentido, com a pandemia da COVID - 19, buscou-se nos ambientes virtuais criarmos espaços de interação Universidade-Sociedade; assim, iniciou-se a ação interdisciplinar em educação popular comunitária, a qual tem apresentado conteúdos direcionados a comunidade acadêmica e público em geral, através do Facebook, Instagram e YouTube; estes conteúdos são elaborados por docentes e discentes da Universidade Federal do Pampa-campus Itaqui. O objetivo deste trabalho é avaliar, na perspectiva dos acessantes da página, sua receptividade aos temas abordados e formatos utilizados na veiculação das mensagens; pretende-se conhecer a contribuição da ação extensionista e sugestões para sua qualificação. Metodologicamente, foi feito um questionário no google forms com algumas perguntas sobre a ação interdisciplinar e seu desenvolvimento, o qual foi aplicado na página do programa no facebook; houve participação de 81 pessoas que responderam o formulário; trata-se de uma análise exploratória, pois novas coletas de dados serão efetivadas; desta forma, obteve-se os seguintes resultados: quanto aos diferentes temas propostos, os respondentes demonstraram interesse em educação (30,9%); alimentação (25,9%); saúde mental (25,9%) e não souberam definir (17,3%); com relação a preferência de formas de apresentação de conteúdos, obteve-se os seguintes resultados: imagens (17,3%); videos (39,5%); textos (17,3%) e outros formas (25,9%); a preferências pelos vídeos demonstra ser esta hoje uma forma de comunicação mais interessante, associando-se tal indicação com a rapidez das informações e recusa em destinar um tempo para ler um texto; o vídeo para os respondentes significa uma forma mais atraente e que utiliza as imagens em movimento como forma de qualificar a comunicação; assim, sugere-se os vídeos como maneira de compreender e interagir melhor com a página. Portanto, pode-se concluir que esta ação extensionista está contribuindo para promover a circulação de informações e promover o debate com a comunidade interna e externa; na primeira fase era esta a pretensão, e agora pode-se reajustar as publicações; percebeu-se que proporcionou-se interação conhecimento científico e conhecimento popular, apresentando conteúdos lúdicos e utilizando as mídias sociais. |