“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14429

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Italo Augusto da Cunha Rodrigues
Orientador MARIANA COSTA CARVALHO
Outros membros Eunice Bueno Barbosa de Paula
Título Ensino Remoto no curso de Serviço Social da UFV: levantamento sobre a realidade dos discentes
Resumo No primeiro semestre de 2020, mediante aprovação do Período Especial de Outono (PEO) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi desenvolvido por discente do curso de Serviço Social, levantamento para conhecer a realidade dos estudantes do curso, abarcando sobre renda, convivência familiar, violência doméstica, recorte de sexo e gênero, saúde mental, acesso à tecnologias, dentre outros. A amostra foi de 108 discentes, 53% do total e abarcou, no mínimo, 1/3 de cada turma. A investigação utilizou a ferramenta, on line, Google Forms para coleta, revisão bibliográfica de obras da teoria social crítica e análise dos dados a partir do método materialista histórico dialético. Foi aplicado formulário piloto na semana anterior ao PEO e, uma segunda coleta após finalização do período, reformulado com novas questões abarcando elementos apresentados pela excepcional situação causada pela pandemia de Covid 19. Os principais resultados apontaram para um desnude de situações de vulnerabilidade dos alunos em que 73,8% tiveram a renda familiar reduzida drasticamente; 30,8% buscavam trabalho; 15,9% desistiram da busca por trabalho; e 0,1% trabalhavam em aplicativos de delivery. Sobre o auxílio emergencial do Governo Federal 53% recebia; 1% aguardava análise; 0,9% perdeu o auxílio; e 2,8% foi aprovado, mas não recebeu. A porcentagem de alunos vítimas de violência doméstica chegou a 8,4%, com caso de expulsão do estudante da própria casa, e outros 18,8% presenciaram algum tipo de violência. Num curso de Serviço Social é relevante realizar um recorte de sexo e gênero, dado o número significativo de mulheres. Das alunas entrevistadas 7,48% são mães solo e, desta estimativa, 37,5% não recebem auxílio para os cuidados dos filhos. A saúde mental foi avaliada como um âmbito de necessidade de apoio urgente. E sobre o acesso a tecnologia da informação 33,6% não possui conhecimento sobre ensino remoto; 8,4% não possui dispositivos; 10,3% não tem internet própria ou regularmente. As análises apontam a necessidade de bolsa de auxílio para internet direcionada para os estudantes em situação de vulnerabilidade de renda assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, além da iniciativa de outra bolsa para auxílio alimentação. Sugere-se maior articulação da Divisão Psicossocial da UFV para facilitar instruções dos serviços de saúde, como consultas, guias, etc. A identificação da violência doméstica vivida por alunos aponta a necessidade de estudo sobre a possibilidade de um canal de comunicação com suporte de equipe multidisciplinar composta, em especial, por psicólogos e assistentes sociais. Isto posto, os dados mostram que a implementação do ensino em formato remoto explicitou dificuldades enfrentadas por uma parcela significativa dos alunos do curso de Serviço Social que apresentam limitações de acesso a equipamentos e internet, sendo estas limitações potencializadas por outras marcas da situação de vulnerabilidade em que muitos se encontram.
Palavras-chave Ensino Remoto, Trabalho e Renda, Vulnerabilidade Social.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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