“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14417

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yara Viana dos Santos
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Laísa Medina da Silva, Priscilene Correia Garcia Rodrigues
Título Construindo saberes: relato de experiência sobre o trabalho com crianças de 1 a 2 anos.
Resumo Este relato se propõe a compartilhar a experiência de um trabalho vivenciado com crianças de 1 a 2 anos de idade no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho com a Educação Infantil, principalmente com os bebês e crianças muito pequenas, requer uma sensibilidade e um olhar atento para as novas possibilidades de construção de conhecimento. As crianças nesse período utilizam-se do corpo para poder se expressar e para entrar em contato com o mundo. Para trabalhar com esta faixa etária, o professor deve possibilitar um espaço amplo e planejar atividades com materiais diversificados potencializando essa interação. Trazendo sempre o cuidar e o educar de forma indissociável e priorizando o desenvolvimento integral de forma saudável, para que nas simples ações diárias, as crianças possam construir conhecimentos com atividades que possibilitem a exploração de texturas, de formas, de espaços, de sons, além da socialização com seus pares. Este relato tem como objetivo evidenciar as possibilidades de construções de conhecimentos e múltiplas vivências significativas com um grupo de 12 crianças na faixa de 1 a 2 anos de idade atendidas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil. Sendo essas crianças o público alvo. Para isso, usou-se a metodologia descritiva e exploratória com registro em caderno de campo, observação e acompanhamento do grupo das crianças envolvidas. Optou-se por fazer este relato, pela importância de compartilhar essas vivências, alcançar pessoas que também se identificam e buscam construir conhecimentos sobre a Educação Infantil, que é umas das etapas mais importantes para o desenvolvimento humano, mostrando a relevância dessa área para o incentivo de pesquisas futuras. Durante minha prática pude observar que nas atividades cotidianas as crianças muito pequenas, pintavam e desenhavam sobre o corpo de seus colegas e sobre o seu próprio corpo, passavam os rolos de pintura sobre a folha observando a ação de seu corpo, apertavam a esponja de pintura, sentido as diferentes texturas desse material, andavam e engatinhavam sobre a caixa de areia sentindo a areia com os pés e com as mãos, manipulavam dados de diferentes texturas e formas, dentre outras experiências. Como essas atividades foram desenvolvidas em grupo, as crianças interagiam entre si, compartilhando objetos e construindo juntas as brincadeiras durante as atividades. Com isso pude perceber importância da ação da criança sobre o objeto sendo ele: seu corpo, o corpo alheio ou o ambiente ao redor. Essas atividades exploratórias desafiam as possibilidades dos bebês e das crianças e permitem que se desenvolvam de forma ativa.
Palavras-chave Educação Infantil, Relato de experiência, Desenvolvimento Infantil.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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