Resumo |
A Brinquedoteca do Hospital São Sebastião (HSS)-Viçosa MG,foi implementada em 1993 com o objetivo de oferecer às crianças de 0 a 12 anos, internadas no setor de pediatria SUS,um programa de atividades lúdicas planejadas para atendê-las, levando em consideração as especificidades de cada enfermidade. Posteriormente, percebeu-se a necessidade de estender o atendimento aos leitos particulares. Em 2005 a partir da lei 11.104/2005 fica assegurado a obrigatoriedade da brinquedoteca, em hospitais sendo em quaisquer tipos de hospitalização. O espaço é organizado simulando o ambiente hospitalar, constituído por diversos brinquedos, jogos, histórias, materiais artísticos e vários equipamentos que possibilitam a representação simbólica da criança, oferecendo assim a possibilidade de expressão das mesmas, uma vez que estas se encontram fragilizadas e veem na brincadeira uma forma de externalizar seus sentimentos. O trabalho é orientado pelo curso de Educação Infantil/ DED/ UFV,oferecendo parceria com outras áreas como pedagogia, nutrição, enfermagem e outros. O projeto é financiado pelo PIBEX e em 2020, após aprovação, retoma suas atividades tendo como objetivos específicos implementar o trabalho de humanização proposto pelo HSS direcionado ao atendimento às crianças internadas; planejar, organizar e desenvolver atividades lúdicas com as crianças internadas; intensificar o contato com os acompanhantes; promover eventos para conscientizar a comunidade local sobre a valorização da ludicidade no ambiente hospitalar; desenvolver estratégias junto à equipe hospitalar, de modo a buscar o reconhecimento dos profissional sobre a importância da brinquedoteca no processo de internação da criança. A construção de acervos de brinquedos, atividades, espaços e histórias sobre temas relativos aos diferentes tipos de doenças enfrentados pelas crianças também era um dos objetivos. Diante da pandemia de Covid 19 o projeto ficou impossibilitado de realizar os atendimentos presenciais. A UFV interrompeu suas atividades acadêmicas orientando os estudantes que retornassem as suas localidades. Á partir de então o trabalho vem acontecendo remotamente. A metodologia mais utilizada vem sendo as redes sociais e o google meet, por onde são realizados encontros, grupos de estudo e reuniões. A temática deste simpósio explicita claramente o momento que estamos vivenciando, uma vez que a tecnologia, vem sendo de grande importância para o desenvolvimento das atividades do projeto. A equipe do HSS tem nos mantido cientes do quanto o projeto tem feito falta para a recuperação das crianças e como está sendo difícil a reabilitação destas sem a possibilidade de utilizar o espaço da brinquedoteca. Diante destes relatos concluímos a importância do projeto para uma melhor recuperação das crianças e esperamos um breve retorno. |