Resumo |
O presente projeto foi realizado com crianças da sala 2 Manhã do Laboratório de Desenvolvimento Infantil especificamente com 14 crianças com faixa etária de 2 a 3 anos de idade aproximadamente. Intitulado com o seguinte nome: O que faz o policial? justifica-se a escolha do tema pois, durante as atividades na área de brinquedo dramático na sala 2 manhã, algumas crianças representavam um policial e falavam em chamar a polícia para matar o colega. Então achamos pertinente desenvolver um projeto onde elas pudessem conhecer sobre a vida dos policiais, a função, o lugar onde ficam, os trajes, os meios de transportes que são usados por eles, se são só homens que exercem essa função e conhecer os tipos de policiais como a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária e a Polícia civil. Também conhecer o Tiro de Guerra que é a instituição para formação de soldado para o exército. Para o desenvolvimento foram realizadas atividades lúdicas que norteiam todo o trabalho pedagógico contemplando as múltiplas linguagens na educação Infantil assim podemos dizer que o projeto desenvolvido foi de extrema importância para as crianças uma vez que estas tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre a vida do policial. O objetivo foi possibilitar às crianças o conhecimento de diversos tipos de trabalho que um policial pode exercer vivenciando na prática durante as atividades. Portanto, cada etapa desde a escolha do tema ao planejamento das atividades, foram elaborados pensando em proporcionar momentos prazerosos e lúdicos, onde seria possível ensinar e aprender de forma adequada para a faixa etária em que as crianças se encontravam levando em consideração que é ativa em seu processo de conhecimento propondo atividades que despertassem a curiosidade e permitisse às crianças estabelecerem relações com o mundo que as cerca. Ao desenvolver este projeto percebemos o quanto as crianças se mostraram interessadas no tema e nas descobertas, e com isso construindo conhecimento com relação ao policial. As crianças através das atividades desenvolvidas puderam formular e confrontar hipóteses, fazer previsões, observar, levantar questionamentos, buscar e compartilhar informações. Foi possibilitado às crianças realizarem investigações, fazerem pesquisas e descobertas a cerca da temática. Elas puderam criar e relatar seus conhecimentos, considerando os conhecimentos prévios e os que foram sendo construídos durante o desenvolvimento do mesmo. Como culminância, tivemos uma confraternização de encerramento, com uma exposição dos materiais produzidos ao longo do projeto e participação das famílias. |