“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14382

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rita de Cassia Silva
Orientador MARIA APARECIDA DOS SANTOS
Outros membros Laísa Medina da Silva, PRISCILA DANIELE LADEIRA, Rosana Maria da Silva Faria
Título A manutenção dos vínculos afetivos entre instituição de Educação Infantil, crianças e famílias: a experiência na sala 1 manhã do LDI no cenário de distanciamento social
Resumo O presente relato é fruto da proposta de apoio as famílias atendidas pelo Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Laboratório de Desenvolvimento Humano durante o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid – 19, que visa apoiar as crianças e suas famílias, respeitando as especificidades de cada faixa etária e as experiências que cada família está vivendo nesse contexto. Assim, a manutenção de vínculos com as crianças e famílias em tempos de distanciamento social se fez necessária, onde tivemos que nos reinventar para mantê-los. A presente proposta está sendo desenvolvida com 11 famílias e 11 crianças na faixa etária de 1 a 2 anos de idade do Laboratório de Desenvolvimento Infantil, da sala 1 do período matutino e tem como objetivo instigar a experimentação, descoberta e pesquisa da criança, juntamente com a família, por meio dos elementos da natureza. Após reunião entre a equipe docente da sala 1 e a coordenação pedagógica, elaborou-se um plano de ação específico para a referida sala, em consonância com o Projeto Político Pedagógico, principalmente nos aspectos filosóficos, na concepção de crianças, de construção do conhecimento, da interação família e escola, baseada na teoria construtivista piagetiana. Neste, viu-se a possibilidade de propor materiais que envolvessem o brincar com os elementos da natureza, evitando o uso excessivo de telas com as crianças pequenas. Os materiais propostos estão sendo disponibilizados na sala virtual da plataforma Google Classroom, onde são inseridos materiais como: sugestões de atividades para as famílias; catálogos de brincadeiras; músicas; vídeos com histórias; textos informativos para as famílias, como por exemplo o Jornal Falando de Criança; e vídeos orientadores para as mesmas, dentre outros. Como resultado deste trabalho observamos a manutenção dos vínculos com às crianças e famílias e estamos tendo o retorno dos saberes construídos no território casa, por meio de vídeos, desenhos, registros fotográficos e relatos das famílias na sala virtual da plataforma Google Classrrom. Concluímos que, a partir desta proposta as crianças estão tendo ricas experiências a partir de elementos da natureza, que fazem parte do dia a dia, como a importância da água e do sol para o crescimento de uma planta, o plantio de hortas verticais, a observação do crescimento do que foi plantado, dentre outras vivências que estão sendo propostas na relação escola e família. Estamos tendo um envolvimento muito grande das famílias nas ações planejadas, o que garante a continuidade da busca por caminhos possíveis dentro de uma concepção que acredita na relação família e escola, respeitando a infância em sua plenitude.
Palavras-chave Educação Infantil, vínculos afetivos, relação família- escola
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.