Resumo |
O presente relato é fruto da proposta de apoio as famílias atendidas pelo Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Laboratório de Desenvolvimento Humano durante o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid – 19, que visa apoiar as crianças e suas famílias, respeitando as especificidades de cada faixa etária e as experiências que cada família está vivendo nesse contexto. Assim, a manutenção de vínculos com as crianças e famílias em tempos de distanciamento social se fez necessária, onde tivemos que nos reinventar para mantê-los. A presente proposta está sendo desenvolvida com 11 famílias e 11 crianças na faixa etária de 1 a 2 anos de idade do Laboratório de Desenvolvimento Infantil, da sala 1 do período matutino e tem como objetivo instigar a experimentação, descoberta e pesquisa da criança, juntamente com a família, por meio dos elementos da natureza. Após reunião entre a equipe docente da sala 1 e a coordenação pedagógica, elaborou-se um plano de ação específico para a referida sala, em consonância com o Projeto Político Pedagógico, principalmente nos aspectos filosóficos, na concepção de crianças, de construção do conhecimento, da interação família e escola, baseada na teoria construtivista piagetiana. Neste, viu-se a possibilidade de propor materiais que envolvessem o brincar com os elementos da natureza, evitando o uso excessivo de telas com as crianças pequenas. Os materiais propostos estão sendo disponibilizados na sala virtual da plataforma Google Classroom, onde são inseridos materiais como: sugestões de atividades para as famílias; catálogos de brincadeiras; músicas; vídeos com histórias; textos informativos para as famílias, como por exemplo o Jornal Falando de Criança; e vídeos orientadores para as mesmas, dentre outros. Como resultado deste trabalho observamos a manutenção dos vínculos com às crianças e famílias e estamos tendo o retorno dos saberes construídos no território casa, por meio de vídeos, desenhos, registros fotográficos e relatos das famílias na sala virtual da plataforma Google Classrrom. Concluímos que, a partir desta proposta as crianças estão tendo ricas experiências a partir de elementos da natureza, que fazem parte do dia a dia, como a importância da água e do sol para o crescimento de uma planta, o plantio de hortas verticais, a observação do crescimento do que foi plantado, dentre outras vivências que estão sendo propostas na relação escola e família. Estamos tendo um envolvimento muito grande das famílias nas ações planejadas, o que garante a continuidade da busca por caminhos possíveis dentro de uma concepção que acredita na relação família e escola, respeitando a infância em sua plenitude. |