“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14372

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luísa Cavaliére Talma Reis
Orientador APARECIDA DE ARAUJO OLIVEIRA
Título Proposta pedagógica para o ensino de preposições do Inglês como Língua Estrangeira
Resumo Visando fomentar a área de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira, esta proposta de pesquisa, que se encontra na etapa de projeto, configura-se em um estudo de caso sobre o ensino e a aprendizagem das preposições "to" e "for" por falantes de português como L1, aprendizes de inglês como L2. Essa temática é importante de ser explorada por ser uma dificuldade que permeia não só o contexto de aprendizes brasileiros. Por representarem categorias que são consideradas complexas, enfatiza-se neste trabalho a importância da utilização de práticas pedagógicas que conciliem o tipo de instrução com o tipo de abordagem, almejando tornar o ensino das preposições mais significativo. Têm-se então como objetivo comparar a eficácia de duas abordagens aplicadas à instrução explícita das preposições "to" e "for" do Inglês como língua estrangeira para aprendizes brasileiros, sendo a primeira, o ensino dedutivo, explicado por meio da Linguística Cognitiva, e a segunda, pautada no ensino indutivo através do “Data-driven learning” (aprendizado a partir de dados). A coleta de dados envolverá um pré-teste e um teste tardio, o qual será aplicado após uma sequência didática aplicada a três grupos: dois de tratamento, que receberão os dois tipos de instrução mencionados e um de controle, que não receberão instrução explícita sobre o assunto. Utilizar-se-á uma análise quantitativa dos resultados obtidos nos testes, que serão formulados nos próximos semestres, com o intuito de identificar o nível de conhecimento dos participantes sobe as preposições “to” e “for” em seus múltiplos sentidos. Pelo fato da pesquisa estar em fase de projeto, apresenta-se como considerações parciais, resultado do mapeamento teórico realizado, a formulação de quatro hipóteses (uma dessas, nula) possíveis de reiteração total ou parcial, sendo elas: H0) A abordagem indutiva e a abordagem dedutiva produzem resultados equivalentes em termos de aprendizagem; H1) a abordagem de ensino explícita e dedutiva via Linguística Cognitiva produzirá melhores resultados em termos de aprendizagem,H2) A abordagem DDL produzirá melhores resultados em termos de aprendizagem; H3) Nenhuma das duas abordagens produzirá resultados significativos em termos de aprendizagem. Sendo assim, os resultados a serem obtidos, podem servir, possivelmente, como material metodológico para professores de Inglês como língua estrangeira, proporcionando um melhor entendimento acerca do ensino e aprendizagem das preposições em questão.
Palavras-chave Ensino, Preposições, Inglês como Língua Estrangeira
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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