Resumo |
Visando fomentar a área de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira, esta proposta de pesquisa, que se encontra na etapa de projeto, configura-se em um estudo de caso sobre o ensino e a aprendizagem das preposições "to" e "for" por falantes de português como L1, aprendizes de inglês como L2. Essa temática é importante de ser explorada por ser uma dificuldade que permeia não só o contexto de aprendizes brasileiros. Por representarem categorias que são consideradas complexas, enfatiza-se neste trabalho a importância da utilização de práticas pedagógicas que conciliem o tipo de instrução com o tipo de abordagem, almejando tornar o ensino das preposições mais significativo. Têm-se então como objetivo comparar a eficácia de duas abordagens aplicadas à instrução explícita das preposições "to" e "for" do Inglês como língua estrangeira para aprendizes brasileiros, sendo a primeira, o ensino dedutivo, explicado por meio da Linguística Cognitiva, e a segunda, pautada no ensino indutivo através do “Data-driven learning” (aprendizado a partir de dados). A coleta de dados envolverá um pré-teste e um teste tardio, o qual será aplicado após uma sequência didática aplicada a três grupos: dois de tratamento, que receberão os dois tipos de instrução mencionados e um de controle, que não receberão instrução explícita sobre o assunto. Utilizar-se-á uma análise quantitativa dos resultados obtidos nos testes, que serão formulados nos próximos semestres, com o intuito de identificar o nível de conhecimento dos participantes sobe as preposições “to” e “for” em seus múltiplos sentidos. Pelo fato da pesquisa estar em fase de projeto, apresenta-se como considerações parciais, resultado do mapeamento teórico realizado, a formulação de quatro hipóteses (uma dessas, nula) possíveis de reiteração total ou parcial, sendo elas: H0) A abordagem indutiva e a abordagem dedutiva produzem resultados equivalentes em termos de aprendizagem; H1) a abordagem de ensino explícita e dedutiva via Linguística Cognitiva produzirá melhores resultados em termos de aprendizagem,H2) A abordagem DDL produzirá melhores resultados em termos de aprendizagem; H3) Nenhuma das duas abordagens produzirá resultados significativos em termos de aprendizagem. Sendo assim, os resultados a serem obtidos, podem servir, possivelmente, como material metodológico para professores de Inglês como língua estrangeira, proporcionando um melhor entendimento acerca do ensino e aprendizagem das preposições em questão. |