“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14367

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Mario Lucas Miguel
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Título Dissipação em sistemas quânticos: Oscilador harmônico acoplado a um reservatório térmico
Resumo A Mecânica Quântica é uma teoria que foi fundada através da contribuição individual e conjunta de diversos físicos, matemáticos e químicos durante a virada e primeiras décadas do século XX, dentre eles figuram: Planck, Bohr, Einstein, Schroedinger, Heisenberg e Dirac dentre outros. Apesar de haver muitas controvérsias a respeito da interpretação adotada e dos métodos e resultados obtidos pela Mecânica Quântica, suas bases foram muito bem consolidadas ao longo do século XX.
No entanto, apesar de sólida ainda é muito jovem e por isso se encontra em desenvolvimento até hoje, e a cada dia surgem novas aplicações tecnológicas da Mecânica Quântica, especialmente nas áreas de ciência de novos materiais,transmissão de informação e processamento de dados. Para o desenvolvimento de tais aplicações é preciso ir muito além dos fenômenos básicos, é preciso conhecer melhor os limites de atuação da teoria. Nesse contexto surge o problema do limite clássico-quântico, que tem como principal objetivo entender como funciona a transição entre os níveis quântico e clássico. Existem algumas abordagens para tratar disso como o programa de Decoerência e o mais recente Darwinismo Quântico.
Em nosso trabalho adotamos o método de equações mestras, uma abordagem que esta enquadrada no programa de Decoerência e que visa obeter uma equação de evolução temporal para um sistema quântico aberto para assim podermos investigar os mecanismos de dissipação que levam à degradação de propriedades quânticas do sistema. Essas propriedades intrínsecas a sistemas quânticos são a superposição de estados,o emaranhamento e a incerteza, e são de fundamental importância para que se possa desenvolver tecnologia baseada em Mecânica Quântica.
Como dito anteriormente iremos tratar de equações mestras, em específico para um sistema composto por um oscilador quantizado acoplado a um banho térmico de osciladores em equilíbrio, cada qual com sua frequência e com seus respectivos acoplamentos com o oscilador principal. Por simplicidade, mas sem perda de generalidade faremos o uso das aproximações de Born e Markov, as quais estão relacionadas ao efeito do sistema sobre o reservatório e às correlações entre sistema e reservatório.
Palavras-chave física, mecânica quântica, dissipação em sistemas quânticos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.