“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14364

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paloma de Paula Fagundes
Orientador MARCELA DOS REIS VIEIRA
Título Língua espanhola na educação infantil: construindo uma educação intercultural e transdisciplinar com a Casa Cultural das Pérolas Negras
Resumo O Projeto de extensão “Língua espanhola na educação básica: a prática intercultural e transdisciplinar numa Escola Social” surge a partir da consciência da necessidade e urgência de promover o contato com a língua espanhola como língua adicional e culturas hispano-americanas, possibilitando assim, uma educação dialógica, autônoma, transdisciplinar e intercultural. O público-alvo são os alunos da escola social e interdisciplinar “Casa Cultural das Pérolas Negras”, localizada na cidade de Viçosa-MG. Com as atividades, é possibilitado o contato com outros discursos, reforçando o compromisso com a educação crítica, engajada, cidadã, em que os alunos e professores se reconheçam enquanto sujeitos históricos, responsáveis pela reivindicação de sua identidade cultural. Ao comunicarnos neste idioma, acessamos às informações produzidas ou traduzidas a ele, refletimos sobre nossa identidade e latinidade, sobre a existência de um “nós” e não um “eu” e os “outros”. Este projeto está embasado em aportes teóricos da Interculturalidade e da Linguística Aplicada Transdisciplinar, considerando que o ensino de línguas está diretamente envolvido em um processo de construção de conhecimentos, sejam estes linguísticos, culturais e sociais. Por conseguinte, para elaborar as atividades em sala de aula ou extraclasse, são tomados os princípios do ensino de línguas transdisciplinar, em que são valorizados conhecimentos como educação emocional, artística, literária e de interpretação de textos em Língua Espanhola, trabalhados sempre de maneira transversal. Além disso, são utilizadas como metodologias jogos e brincadeiras adequados à faixa etária dos alunos; explanações e discussão de conceitos e experiências; produções artísticas, tais como desenhos e pinturas, para a expressão de sentimentos e desejos; vídeos informativos e críticos da realidade em que estão inseridos. A presença na escola social, vivenciando seus desafios, ainda que por uma curta experiência, tem demonstrado um enorme ganho na formação inicial que podem ter os futuros professores de Espanhol. Cabe ressaltar que o projeto está passando por transformações devido ao contexto de Pandemia do novo coronavírus. Em suma, como resultado em processo, temos a construção compartilhada do conhecimento desse sujeito-aluno e a revisão e reformulação de práticas de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave interculturalidade, educação infantil, ensino de línguas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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