Outros membros |
ALINE DUARTE BATISTA, Antônio Márcio Costa Ferreira, Daniela Aparecida Silva, Dara da Silva Braga, GINIA CEZAR BONTEMPO, Juliah Nivea da Silva Bispo, Pedro Henrique Costa Neves, Thiago Falcão Sueira Chagas |
Resumo |
O projeto de extensão “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” busca o intercâmbio de vivências entre os licenciandos em Biologia da UFV e os professores e alunos da Educação Básica. A principal linha de atuação são as visitas guiadas ao BioLab, localizado 4º andar do Edifício das Licenciaturas, conduzidas pelos membros do projeto. O roteiro da visita é pensado a partir da demanda da escola e da faixa etária dos visitantes. Ao fim de cada visita, os participantes respondem a um questionário, com objetivo de avaliar e levantar sugestões para aprimoramento das ações. Os questionários foram elaborados de acordo com os segmentos escolares: Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e outros visitantes como estudantes do Ensino Técnico e da Educação de Jovens e Adultos, além dos professores. Neste resumo apresentamos os retornos dos alunos e professores do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) que frequentaram o BioLab no ano de 2019. A análise dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo e da Estatística Descritiva. As perguntas do formulário pós- visita incluíam: 1- Você gostou da visita ao BioLab? Por quê?; 2- Você aprendeu algo novo? O quê?; 3- O que você achou dos monitores?; 4- Você tem interesse em voltar ao BioLab? Se SIM, o que gostaria de fazer nas próximas visitas?; 5- Faça um desenho sobre aquilo que mais lhe chamou a atenção na visita ao BioLab. Foram analisadas 165 respostas, de seis escolas distintas, sendo 55 respostas de alunos do 6° ano, 22 do 7° ano e 88 do 9° ano. A maioria dos visitantes afirmou ter gostado da visita. As justificativas para essa questão incluem expressões como: ‘aula diferente’, ‘aprendi coisas novas’, ‘interessante’, ‘aulas práticas’. Apenas seis (3,6%) estudantes afirmaram que não aprenderam algo novo, enquanto os outros 159 (96,4%) destacaram o conteúdo proposto para a visita. Todas as avaliações elogiaram a atuação dos monitores, qualificando-os como: ‘legais’, ‘educados’, ‘divertidos’, ‘simpáticos’, ‘atenciosos’, ‘explicam bem’. E, praticamente, todos (97,6%) afirmaram que desejam voltar ao BioLab para fazer atividades práticas e estudar Ciências. A maioria dos desenhos representa as atividades práticas realizadas durante a visita, destacando experimentos, uso do microscópio e coleções biológicas. Os oito professores responsáveis pelas turmas avaliaram a visita como positiva, afirmando que os objetivos foram alcançados e que o BioLab favoreceu o processo de ensino e aprendizagem. Também avaliaram positivamente a infraestrutura e a ação dos monitores. Todos afirmaram que voltariam ao BioLab para trabalhar outros temas. Podemos concluir que o BioLab vem recebendo retornos positivos e alcançando os objetivos propostos, contribuindo ao processo de ensino e aprendizagem ativo e participativo. Além disso, esses resultados indicam que o BioLab tem promovido a aproximação e o acesso da Educação Básica à Universidade e vice-versa. |