“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14344

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Bezerra Castoldi
Orientador JOAO MARCOS DE ARAUJO
Outros membros ALINE DUARTE BATISTA, Antônio Márcio Costa Ferreira, Daniela Aparecida Silva, Dara da Silva Braga, GINIA CEZAR BONTEMPO, Juliah Nivea da Silva Bispo, Pedro Henrique Costa Neves, Thiago Falcão Sueira Chagas
Título O olhar dos estudantes do Ensino Fundamental II sobre o BioLab
Resumo O projeto de extensão “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” busca o intercâmbio de vivências entre os licenciandos em Biologia da UFV e os professores e alunos da Educação Básica. A principal linha de atuação são as visitas guiadas ao BioLab, localizado 4º andar do Edifício das Licenciaturas, conduzidas pelos membros do projeto. O roteiro da visita é pensado a partir da demanda da escola e da faixa etária dos visitantes. Ao fim de cada visita, os participantes respondem a um questionário, com objetivo de avaliar e levantar sugestões para aprimoramento das ações. Os questionários foram elaborados de acordo com os segmentos escolares: Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e outros visitantes como estudantes do Ensino Técnico e da Educação de Jovens e Adultos, além dos professores. Neste resumo apresentamos os retornos dos alunos e professores do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) que frequentaram o BioLab no ano de 2019. A análise dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo e da Estatística Descritiva. As perguntas do formulário pós- visita incluíam: 1- Você gostou da visita ao BioLab? Por quê?; 2- Você aprendeu algo novo? O quê?; 3- O que você achou dos monitores?; 4- Você tem interesse em voltar ao BioLab? Se SIM, o que gostaria de fazer nas próximas visitas?; 5- Faça um desenho sobre aquilo que mais lhe chamou a atenção na visita ao BioLab. Foram analisadas 165 respostas, de seis escolas distintas, sendo 55 respostas de alunos do 6° ano, 22 do 7° ano e 88 do 9° ano. A maioria dos visitantes afirmou ter gostado da visita. As justificativas para essa questão incluem expressões como: ‘aula diferente’, ‘aprendi coisas novas’, ‘interessante’, ‘aulas práticas’. Apenas seis (3,6%) estudantes afirmaram que não aprenderam algo novo, enquanto os outros 159 (96,4%) destacaram o conteúdo proposto para a visita. Todas as avaliações elogiaram a atuação dos monitores, qualificando-os como: ‘legais’, ‘educados’, ‘divertidos’, ‘simpáticos’, ‘atenciosos’, ‘explicam bem’. E, praticamente, todos (97,6%) afirmaram que desejam voltar ao BioLab para fazer atividades práticas e estudar Ciências. A maioria dos desenhos representa as atividades práticas realizadas durante a visita, destacando experimentos, uso do microscópio e coleções biológicas. Os oito professores responsáveis pelas turmas avaliaram a visita como positiva, afirmando que os objetivos foram alcançados e que o BioLab favoreceu o processo de ensino e aprendizagem. Também avaliaram positivamente a infraestrutura e a ação dos monitores. Todos afirmaram que voltariam ao BioLab para trabalhar outros temas. Podemos concluir que o BioLab vem recebendo retornos positivos e alcançando os objetivos propostos, contribuindo ao processo de ensino e aprendizagem ativo e participativo. Além disso, esses resultados indicam que o BioLab tem promovido a aproximação e o acesso da Educação Básica à Universidade e vice-versa.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Aprendizagem significativa, Ensino Fundamental
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.