“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14336

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Isabela Andrade Cunha
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Título Formação docente e práticas pedagógicas em creches e pré-escolas
Resumo O projeto de extensão Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Creches e Pré-escolas, do curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, atua desde o ano de 2018 em creches e pré-escolas do município de Viçosa-MG. O presente projeto tem objetivo de proporcionar o desenvolvimento profissional dos professores atuantes em creches e pré-escolas da rede municipal do município de Viçosa-MG, objetivando a melhoria da qualidade do atendimento às crianças. Almeja-se ainda ampliar nosso conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos docentes e propiciar a interação entre ensino-pesquisa-extensão na formação dos estudantes universitários. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do município de Viçosa, tendo atuado desde 2018 em quatro instituições de ensino, desenvolvendo a metodologia de pesquisa-ação em todas elas. Ressaltamos que a pesquisa-ação é apresentada pelo autor David Tripp (2005) como um ciclo de investigação ação, qual seja: identificação de um “problema”, planejamento de uma solução, implementação da ação planejada, monitoramento, descrição e avaliação das ações desenvolvidas. Além disso, contamos com outros meios para uma troca de saberes como o facebook e instagram. Durante toda a atuação do projeto, realizamos reuniões constantes entre a equipe interna (coordenadora, bolsista e voluntários) e reuniões com agentes externos. Consideramos de extrema importância o dialogo entre os acadêmicos presentes no projeto e os agentes atuantes nas instituições atendidas, pois acreditamos que para que essa relação seja benéfica para ambos, tal parceria necessita que os discentes se coloquem em posição de ouvinte e que trabalhe compreendendo a importância do conhecimento dos professores e com isso os mesmos, ao adquirir confiança, desenvolvam atividades com a cooperação mutua (NACARATO, 2016). Durante toda nossa atuação desde 2018, criamos tempo e espaços (inclusive virtuais) propícios para trocas de saberes e interações dialógicas entre profissionais que atuam em creches e pré-escolas do município de Viçosa e os agentes da Universidade Federal de Viçosa, contribuímos para o desenvolvimento profissional dos professores e proporcionamos a interação de entre ensino-pesquisa-extensão e ampliação do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos docentes na formação dos acadêmicos. Acreditamos ter contribuído, por meio das nossas ações, na pesquisa, análise e reflexão dos profissionais participantes a cerca de suas práticas como professores da Educação Infantil. Oportunizamos também a interação entre a comunidade e a universidade, criando momentos de troca de saberes entre ambas as partes. Durante a pandemia causada pelo novo corona vírus (COVID19), temos buscado um replanejamento das nossas ações para continuarmos atendendo as demandas e promovendo a troca de saberes e a interação dialógica.
Palavras-chave Formação Docente, Educação Infantil, Formação Continuada
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.