Resumo |
O projeto de extensão Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Creches e Pré-escolas, do curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, atua desde o ano de 2018 em creches e pré-escolas do município de Viçosa-MG. O presente projeto tem objetivo de proporcionar o desenvolvimento profissional dos professores atuantes em creches e pré-escolas da rede municipal do município de Viçosa-MG, objetivando a melhoria da qualidade do atendimento às crianças. Almeja-se ainda ampliar nosso conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos docentes e propiciar a interação entre ensino-pesquisa-extensão na formação dos estudantes universitários. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do município de Viçosa, tendo atuado desde 2018 em quatro instituições de ensino, desenvolvendo a metodologia de pesquisa-ação em todas elas. Ressaltamos que a pesquisa-ação é apresentada pelo autor David Tripp (2005) como um ciclo de investigação ação, qual seja: identificação de um “problema”, planejamento de uma solução, implementação da ação planejada, monitoramento, descrição e avaliação das ações desenvolvidas. Além disso, contamos com outros meios para uma troca de saberes como o facebook e instagram. Durante toda a atuação do projeto, realizamos reuniões constantes entre a equipe interna (coordenadora, bolsista e voluntários) e reuniões com agentes externos. Consideramos de extrema importância o dialogo entre os acadêmicos presentes no projeto e os agentes atuantes nas instituições atendidas, pois acreditamos que para que essa relação seja benéfica para ambos, tal parceria necessita que os discentes se coloquem em posição de ouvinte e que trabalhe compreendendo a importância do conhecimento dos professores e com isso os mesmos, ao adquirir confiança, desenvolvam atividades com a cooperação mutua (NACARATO, 2016). Durante toda nossa atuação desde 2018, criamos tempo e espaços (inclusive virtuais) propícios para trocas de saberes e interações dialógicas entre profissionais que atuam em creches e pré-escolas do município de Viçosa e os agentes da Universidade Federal de Viçosa, contribuímos para o desenvolvimento profissional dos professores e proporcionamos a interação de entre ensino-pesquisa-extensão e ampliação do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos docentes na formação dos acadêmicos. Acreditamos ter contribuído, por meio das nossas ações, na pesquisa, análise e reflexão dos profissionais participantes a cerca de suas práticas como professores da Educação Infantil. Oportunizamos também a interação entre a comunidade e a universidade, criando momentos de troca de saberes entre ambas as partes. Durante a pandemia causada pelo novo corona vírus (COVID19), temos buscado um replanejamento das nossas ações para continuarmos atendendo as demandas e promovendo a troca de saberes e a interação dialógica. |