Resumo |
Devido às mudanças no mercado, a busca pela melhoria e garantia da produtividade se tornou um diferencial para as empresas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e as expectativas cada vez maiores. A concorrência no setor fitness tem gerado nas empresas a busca por manter os padrões de qualidade dos serviços para satisfazer os clientes, porém a custos cada vez menores, proporcionando a expansão do negócio de forma padronizada, como as existentes em Redes e Franquias. Nesse cenário, a gestão por processos fornece ferramentas para analisar, definir, otimizar e controlar os processos de negócio. Além disso, a implementação de um Sistema de Gestão por Processos (SGP) permite que todos os membros de uma empresa compreendam e executem seus processos, alcançando resultados pertinentes com os objetivos estratégicos da organização. O presente trabalho tem como objetivo geral a identificação, avaliação, estruturação e validação dos processos-chave do Grupo de Academias Movfit, localizada em Ipatinga, Minas Gerais. Para tal, foram estabelecidas as seguintes atividades: realizar a análise da documentação; identificar, estruturar e validar os processos operacionais a ser seguido por todas as empresas do Grupo de Academias Movfit; desenvolver os elementos referentes à organização do trabalho, Procedimento Operacional Padrão (POP), Instruções de Trabalho (IT) e Instruções de Operação (IO) dos processos-chave; Desenvolver um Manual de Processos, único para todas as empresas do grupo; realizar a padronização dos processos e, consequentemente, o aumento da qualidade dos serviços prestados. Os processos analisados foram estabelecidos entre as atividades da Secretaria e Musculação, sendo eles: Recepção de Clientes, Renovação, Trancamento, Cancelamento e Conversão de Planos, Avaliação Física, Acompanhamento na Musculação e Aulas Funcionais. Foi aplicado um Diagnóstico e uma série de entrevistas para a captação de informações da empresa, ao qual deu origem ao Mapeamento de Processos, utilizando o Software Bizagi Modeler. Em seguida, baseado nos modelos existentes, foram elaboradas novas propostas de padronização, elaborando um novo Mapeamento com possíveis melhorias e inovações em cada Processo estabelecido, apresentando e validando as ideias com os Gestores das Unidades do Grupo. Por fim, baseado nos procedimentos mapeados, foram elaborados os POP's e IT's, a fim de garantir os princípios da Gestão da Qualidade e da Gestão do Conhecimento. Com a implementação do SGP, espera-se que a empresa tenha um manual com seus processos padronizados e cargos bem definidos, garantindo que os objetivos da empresa sejam atendidos com o fortalecimento das atividades desenvolvidas pela organização. Considerando o que foi feito, percebe-se a importância do gerenciamento dos processos, conhecendo as atividades que realmente agregam valor à organização, uma vez que permite a integração de todas as ações da empresa e faz com que elas sejam direcionadas para o mesmo objetivo. |