“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14308

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Carolina Macedo Lopes
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Uma análise contrastiva das disciplinas de Libras no ensino superior
Resumo A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida legalmente como forma de expressão e comunicação das pessoas Surdas Brasileiras através da Lei nº 10.436 - 2002. O Decreto n° 5.626 - 2005, que regulamenta esta lei, estabeleceu a inclusão de disciplinas obrigatórias de Libras nas Instituições de Ensino Superior do País nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia. Diante das decisões legais, as Universidades foram instadas a se adequar e inserir as disciplinas em sua matriz curricular. Entende-se que tais iniciativas foram essenciais no processo de inclusão dos Surdos, atuando também para valorização e divulgação da Libras no país. Entretanto, não são encontradas, nestas construções legais e jurídicas, padrões de organização destas disciplinas, o que abre espaço para uma diversidade de soluções pedagógicas disciplinares. Diante disso, surge o interesse de realizar uma pesquisa com foco nas disciplinas de Libras de uma Instituição de Ensino Superior – IES, da Zona da Mata Mineira, com o objetivo de realizar um mapeamento das disciplinas que envolvem o ensino e aprendizagem da Libras como segunda língua (L2), analisando as propostas pedagógicas e metodológicas no sentido de promover aperfeiçoamentos dessas disciplinas. O presente trabalho, objetiva apresentar os resultados parciais dessa pesquisa em andamento. Para realização do trabalho adotou-se a perspectiva qualitativa. Inicialmente realizou-se o levantamento das disciplinas existentes na Instituição e posteriormente o acesso à ementas, cronogramas e planos de ensino vinculados às disciplinas. Optou-se pela pesquisa documental para para coleta e análise dos documentos. A partir disso, foi possível identificar três disciplinas distintas: uma para as Licenciaturas, em geral; uma voltada para os acadêmicos de Pedagogia; e outra específica para os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. As disciplinas apresentam discussões teóricas com relação à história, legislação, cultura, identidade e educação dos surdos através de múltiplas abordagens. Também desenvolvem ações no sentido de promover reflexões e práticas de estratégias e metodologias para educação de Surdos. Nesse sentido, o trabalho realizado até o momento, nos indica uma diversidade de formatos entre as disciplinas dentro de, assim como a variedade de metodologias para o ensino de Libras como L2. Os próximos passos da pesquisa visam classificar as metodologias e materiais compilados, para que ao fim da pesquisa ocorra a socialização desses dados para que outros docentes que ministram disciplinas de Libras possam utilizar em sua prática.
Palavras-chave Libras, Disciplina, Ensino Superior.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.