Resumo |
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida legalmente como forma de expressão e comunicação das pessoas Surdas Brasileiras através da Lei nº 10.436 - 2002. O Decreto n° 5.626 - 2005, que regulamenta esta lei, estabeleceu a inclusão de disciplinas obrigatórias de Libras nas Instituições de Ensino Superior do País nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia. Diante das decisões legais, as Universidades foram instadas a se adequar e inserir as disciplinas em sua matriz curricular. Entende-se que tais iniciativas foram essenciais no processo de inclusão dos Surdos, atuando também para valorização e divulgação da Libras no país. Entretanto, não são encontradas, nestas construções legais e jurídicas, padrões de organização destas disciplinas, o que abre espaço para uma diversidade de soluções pedagógicas disciplinares. Diante disso, surge o interesse de realizar uma pesquisa com foco nas disciplinas de Libras de uma Instituição de Ensino Superior – IES, da Zona da Mata Mineira, com o objetivo de realizar um mapeamento das disciplinas que envolvem o ensino e aprendizagem da Libras como segunda língua (L2), analisando as propostas pedagógicas e metodológicas no sentido de promover aperfeiçoamentos dessas disciplinas. O presente trabalho, objetiva apresentar os resultados parciais dessa pesquisa em andamento. Para realização do trabalho adotou-se a perspectiva qualitativa. Inicialmente realizou-se o levantamento das disciplinas existentes na Instituição e posteriormente o acesso à ementas, cronogramas e planos de ensino vinculados às disciplinas. Optou-se pela pesquisa documental para para coleta e análise dos documentos. A partir disso, foi possível identificar três disciplinas distintas: uma para as Licenciaturas, em geral; uma voltada para os acadêmicos de Pedagogia; e outra específica para os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. As disciplinas apresentam discussões teóricas com relação à história, legislação, cultura, identidade e educação dos surdos através de múltiplas abordagens. Também desenvolvem ações no sentido de promover reflexões e práticas de estratégias e metodologias para educação de Surdos. Nesse sentido, o trabalho realizado até o momento, nos indica uma diversidade de formatos entre as disciplinas dentro de, assim como a variedade de metodologias para o ensino de Libras como L2. Os próximos passos da pesquisa visam classificar as metodologias e materiais compilados, para que ao fim da pesquisa ocorra a socialização desses dados para que outros docentes que ministram disciplinas de Libras possam utilizar em sua prática. |