Resumo |
O presente trabalho visa apresentar a proposta de apoio e estabelecimentos de vínculos às crianças e suas famílias, atendidas pelo Laboratório de Desenvolvimento Humano da UFV durante o distanciamento social. Em função da pandemia do covid-19, as atividades desenvolvidas com as crianças dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano foram suspensas por tempo indeterminado desde o dia 16/03/2020. A equipe coordenadora e técnica do LDI e LDH teve a iniciativa de desenvolver uma primeira proposta tendo como objetivo principal traçar estratégias de apoio às crianças e suas famílias e também servir de base para a continuação dos trabalhos das professoras com as crianças, respeitando as especificidades de cada faixa etária e as experiências que cada família está vivendo. Nesse sentido, tendo como referência a primeira proposta elaborada, as professoras do LDH, pensaram em uma nova proposta fundamentada nas reflexões construídas coletivamente com a equipe dos Laboratórios nesse contexto de distanciamento entre a escola, crianças e famílias, bem como na avaliação das ações já desenvolvidas até então. Se fundamenta também nos documentos que referenciam esse trabalho destacados a seguir: Projeto Político Pedagógico do LDI e LDH, principalmente nos aspectos filosóficos, na concepção de crianças, de construção do conhecimento e da interação família e escola; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, destacando as especificidades e a identidade da Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular, destacando os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e os Documentos normativos elaborados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta proposta está sendo desenvolvida com as 80 crianças das salas 4 e 5 do LDH e suas famílias e os principais objetivos são proporcionar o fortalecimento dos vínculos entre instituição, professoras, crianças e famílias e promover a interação direta professor-criança-família considerando a importância desse contato para a criança em seu processo de desenvolvimento, principalmente social e afetivo diante deste cenário pandêmico. Para a efetivação dessa proposta foi sugerida a utilização do WhatsApp Institucional como uma das alternativas de contato, em complementação às ações já desenvolvidas na plataforma Google Classroom, bem como o fortalecimento das atividades nessa plataforma a partir das demandas das famílias; montagem e distribuição de kits brincantes para as crianças, dentre outras. Conclui-se que o projeto não substitui as experiências escolares presenciais, mas está de acordo com a filosofia e diretrizes do LDI e do LDH. Está sendo de grande importância para a manutenção dos vínculos e permite que as crianças se sintam ainda parte da comunidade escolar. Enquanto a quarentena for uma realidade, as ações propostas serão reavaliadas levando em consideração as vivências e necessidades das famílias e as reflexões dos profissionais envolvidos. |