“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14305

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Orientador MARIA APARECIDA DOS SANTOS
Outros membros Laísa Medina da Silva, LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO, PRISCILA DANIELE LADEIRA, Verônica Aparecida da Silva
Título Interação família e escola: uma proposta de apoio e estabelecimento de vínculos na quarentena
Resumo O presente trabalho visa apresentar a proposta de apoio e estabelecimentos de vínculos às crianças e suas famílias, atendidas pelo Laboratório de Desenvolvimento Humano da UFV durante o distanciamento social. Em função da pandemia do covid-19, as atividades desenvolvidas com as crianças dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano foram suspensas por tempo indeterminado desde o dia 16/03/2020. A equipe coordenadora e técnica do LDI e LDH teve a iniciativa de desenvolver uma primeira proposta tendo como objetivo principal traçar estratégias de apoio às crianças e suas famílias e também servir de base para a continuação dos trabalhos das professoras com as crianças, respeitando as especificidades de cada faixa etária e as experiências que cada família está vivendo. Nesse sentido, tendo como referência a primeira proposta elaborada, as professoras do LDH, pensaram em uma nova proposta fundamentada nas reflexões construídas coletivamente com a equipe dos Laboratórios nesse contexto de distanciamento entre a escola, crianças e famílias, bem como na avaliação das ações já desenvolvidas até então. Se fundamenta também nos documentos que referenciam esse trabalho destacados a seguir: Projeto Político Pedagógico do LDI e LDH, principalmente nos aspectos filosóficos, na concepção de crianças, de construção do conhecimento e da interação família e escola; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, destacando as especificidades e a identidade da Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular, destacando os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e os Documentos normativos elaborados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta proposta está sendo desenvolvida com as 80 crianças das salas 4 e 5 do LDH e suas famílias e os principais objetivos são proporcionar o fortalecimento dos vínculos entre instituição, professoras, crianças e famílias e promover a interação direta professor-criança-família considerando a importância desse contato para a criança em seu processo de desenvolvimento, principalmente social e afetivo diante deste cenário pandêmico. Para a efetivação dessa proposta foi sugerida a utilização do WhatsApp Institucional como uma das alternativas de contato, em complementação às ações já desenvolvidas na plataforma Google Classroom, bem como o fortalecimento das atividades nessa plataforma a partir das demandas das famílias; montagem e distribuição de kits brincantes para as crianças, dentre outras. Conclui-se que o projeto não substitui as experiências escolares presenciais, mas está de acordo com a filosofia e diretrizes do LDI e do LDH. Está sendo de grande importância para a manutenção dos vínculos e permite que as crianças se sintam ainda parte da comunidade escolar. Enquanto a quarentena for uma realidade, as ações propostas serão reavaliadas levando em consideração as vivências e necessidades das famílias e as reflexões dos profissionais envolvidos.
Palavras-chave Distanciamento social, vínculos, crianças.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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