Resumo |
No dia 23 de agosto de 2018, o Programa de Educação Tutorial em Educação – PET/EDU Conexões de Saberes da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa, deu início ao projeto CompartilhaPET, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa (SME), atendendo às treze creches filantrópicas conveniadas da cidade. O intuito da iniciativa consistia em promover ação extensionista visando o retorno social que o PET possui como princípio filosófico. O grupo é vinculado ao curso de Pedagogia, portanto, os estudantes e a tutora do programa representam o Departamento de Educação. A organização do projeto foi elaborada pelos estudantes membros do programa e pela tutora, com contribuições mútuas ao longo do processo de criação e execução de todas as edições. Visando atingir a adesão dos profissionais da educação infantil da rede filantrópica do município, inicialmente foi feito um trabalho de escuta através de um questionário formulado pelo grupo PET/EDU, levantando uma lista de temáticas interessantes e selecionadas de acordo com as demandas formativas dos profissionais das instituições. Atualmente o projeto conta com quatro edições realizadas, sendo que as três primeiras edições ocorreram em espaços físicos da UFV, promovendo também a integração comunidade–universidade, com uma expressiva participação dos profissionais das creches. A última edição ocorreu via YouTube, em decorrência da pandemia, e preocupou-se em atender às demandas e limitações causadas pela COVID19 no Brasil, abordando a temática “Saúde e bem-estar: cuidados com as crianças de 0 - 5 anos na volta à aulas”. Essa foi uma parceria com os membros da Liga Acadêmica de Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente (LAESCENTE) e atingiu um público muito maior. A próxima edição do programa está prevista para acontecer no segundo semestre de 2020. Ainda não há definição do tema, mas a transmissão do V CompartilhaPET acontecerá pelo YouTube em parceria com a CEAD - UFV. O CompartilhaPET obtém êxito enquanto projeto de extensão, mesmo diante das dificuldades encontradas em sua adaptação para o ambiente remoto. A última edição do projeto ampliou a adesão do público alvo e tornou-se a edição mais acessada, chegando a mais de 3 mil visualizações em todo o país. O programa contribui para a formação continuada dos profissionais da educação infantil das creches conveniadas, uma vez que a participação no evento e o número de certificados emitidos é sempre elevado, e também para aprimorar a formação dos próprios estudantes do curso de Pedagogia. Assim, consideramos que a interlocução feita por este projeto de extensão, apresentando conhecimentos científicos mediados por um especialista, conseguiu cumprir os objetivos estabelecidos e vem atendendo às demandas das instituições e profissionais, desenvolvendo a formação continuada e contribuindo para a qualificação dos educadores infantis. |