“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14292

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lyvia Dias Maciel
Orientador DANIELLE RODRIGUES DE MORAES
Título Projeto COLUNI EM CENA: uma abordagem do ensino de teatro na escola
Resumo A disciplina de Arte tornou-se obrigatória no currículo escolar brasileiro, a partir da reformulação das Leis de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, com o objetivo de possibilitar diversas formas de expressão, além de proporcionar o desenvolvimento do senso estético. O ensino artístico pode abranger quatro linguagens: Dança, Música, Artes Visuais e Teatro. O artigo a seguir analisa o projeto “COLUNI EM CENA”, que faz parte do conteúdo da disciplina de Arte do 1º ano do Ensino Médio do CAp-Coluni da Universidade Federal de Viçosa/MG, criado para o desenvolvimento do aluno de suas capacidades expressivas e artísticas, por meio da linguagem teatral. A pesquisa de cunho qualitativo, tem como principal objetivo observar como o projeto “Coluni em Cena” foi criado e desenvolvido no CAp-Coluni, ao longo dos cinco anos de trabalho. O projeto busca, além de uma função integradora, a oportunidade para que o discente se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de uma linguagem artística, no caso, o Teatro. Até o momento, o projeto chegou em sua quinta edição e essa pesquisa vai abordar como aconteceu a inserção da linguagem cênica no Coluni, ao longo desses anos, apresentando todo o processo de desenvolvimento do projeto na busca de entender a construção de seu processo de ensino/aprendizagem. O projeto “COLUNI EM CENA” vem sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar, com várias atividades, desde oficinas de dramaturgia, história do teatro e aulas de improvisação teatral, no decorrer do ano letivo, culminando com apresentações de teatro e proporcionando experiências, vivências, adaptações e novidades a toda comunidade escolar. A pesquisa, ressaltou ainda a importância do estudo do teatro no Ensino Médio e de um trabalho pedagógico diferenciado, no qual a autonomia, o protagonismo discente, a dinâmica do trabalho em grupo e a construção do senso estético e artístico possibilitam um processo de ensino/aprendizagem prazeroso, dinâmico e inovador, provocando mudanças no cenário escolar.
Palavras-chave Teatro, processo ensino/aprendizagem, CAp-Coluni
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.