Resumo |
O empreendedorismo é uma temática ancestral, que desperta interesses hodiernos, sobretudo, no ambiente cada vez mais competitivo em que as empresas de todos os segmentos se encontram. Atentar-se às constantes mudanças e às tendências mercadológicas é fundamental para a consolidação e a perpetuação da organização no cenário mercadológico. Assim, as empresas têm investido cada vez mais em ferramentas e em práticas que corroborem com a previsão futura do ambiente, devido ao alto índice de relevância desses dados. Um exemplo é o Plano de Negócios - documento aliado nesta tarefa, uma vez que o mesmo se caracteriza pela frequente revisão e atualização de dados sobre o ambiente interno e externo, tendo como intuito descobrir e se preparar para possíveis tendências que serão enfrentadas pelas empresas no mercado. O presente trabalho tem a finalidade de reunir, expor e contribuir com informações sobre como o emprego de recursos da inteligência competitiva pode auxiliar na tomada de decisão e no planejamento de estratégias mais assertivas diante das transformações e incertezas mercadológicas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse projeto foi o estudo, a compreensão e a reunião de elementos, conhecimentos e referências sobre a temática, sendo caracterizado como um trabalho de revisão bibliográfica elaborado por meio de artigos publicados em periódicos. Este trabalho pode contribuir com as organizações que objetivam implantar a filosofia da inteligência competitiva no cerne de seu planejamento. Além disso, a disseminação de documentos e ferramentas que sustentam o empreendedorismo transfigura-se em uma prática essencial para o bom desempenho das organizações. Por fim, o ato de empreender baseia-se na ideia de criação, planejamento e concretização de projetos que resultem num impacto positivo do corpo social, a fim de proporcionar um negócio original, fundamentado no pilar inovador e no pilar de agregação de valor. Dessa forma, constata-se a importância de se recorrer às estratégias de prenúncio, conhecimento, acompanhamento e análise de dados para a obtenção de bons resultados das organizações. |