“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14272

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Milagres Alves
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Daniel Gomes Vilela, FATIMA LADEIRA MENDES DUARTE, Gabriella Bertelli Antonucci, Graziele dos Santos Conceição Gonçalves, MARIA INES DANTAS BASTIANI, Tays Valente dos Santos
Título Sabores e saberes: preparações culinárias como prática de educação alimentar e nutricional com crianças assistidas pela APOV no bairro de Nova Viçosa, Viçosa MG.
Resumo As atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem como finalidade a promoção da saúde através do desenvolvimento de ações alimentares, estas podem ser promovidas por meio do uso de metodologias ativas, as quais colocam o estudante como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, executando do início ao fim as práticas propostas. A elaboração de oficinas de prática culinária voltadas para este contexto contribui para o aumento da interação do aluno com o alimento e gera um aprendizado holístico sobre alimentação e nutrição, já que a comida produzida tem a capacidade de transmitir sentimentos mesmo quando associada a elementos inovadores, seja nas formas de preparo ou nos ingredientes utilizados. Este estudo tem como objetivo realizar oficinas de práticas culinárias como atividade de EAN e verificar sua relação com o processo de aprendizagem das crianças de 7 a 10 anos assistidas pela APOV. As práticas da oficina nomeada a ”Horta a mesa” foram elaboradas através de um plano de ação, que é baseado no uso de metodologia ativa e as atividades foram executadas em módulos, que contavam com 3 (três) oficinas cada. Para cada módulo foi feita a escolha de um alimento e as oficinas se baseavam neste alimento, a primeira oficina era a do plantio, no qual eram realizados todos os procedimentos necessários para que a planta se desenvolvesse, a segunda oficina era a discussão, onde os alunos trocavam conhecimentos acerca do alimento escolhido através de uma roda de conversa, e a terceira oficina era a realização da prática culinária com a execução de uma receita utilizando este alimento e posteriormente sua degustação pelas crianças. Ao final da atividade foi possível observar o engajamento das crianças em relação a novas aprendizagens, elas demonstraram gostar de executar cada parte das oficinas, das receitas e criaram um vínculo maior com os alimentos, uma vez que elas acompanhavam todo o processo que o alimento passou da horta até chegar à mesa, gerando o fortalecimento da percepção do aluno de ser origem da própria ação, além de contribuir na construção da autonomia alimentar, quando lhe são apresentadas oportunidades de problematização de situações reais. Sendo assim, concluiu-se que as atividades de EAN propostas obtiveram eficácia no processo de aprendizagem e na demonstração da importância da alimentação saudável através do uso de metodologia ativa recebendo uma avaliação positiva dos alunos.
Palavras-chave Práticas culinárias, metodologia ativa, Educação Alimentar e Nutricional.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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