“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14267

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Geociências
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vitor Alves David Júnior
Orientador MARCOS VINICIUS SANCHES ABREU
Outros membros Dirley Pinheiro da Silva, Jefferson Souza Fernandes, Taynara Carolyna Mendes Cora
Título Avaliação dos Bicicletários da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – campus Viçosa – MG
Resumo O crescimento desordenado de algumas cidades tem como uma de suas consequências a ausência de infraestrutura para comportar o predominante crescimento do volume de tráfego em suas vias. Dentre os componentes abrangidos na infraestrutura viária urbana de uso dos ciclistas, tais como ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários, viabilizam soluções para tornar o volume de tráfego de automóveis menos intenso. Assim sendo, o campus de Viçosa da Universidade Federal de Viçosa também enfrenta horários de fluxo intenso de automóveis e bicicletas, o que poderia ser melhorado com ampliação do fluxo cicloviário. Dessa forma, através do geoprocessamento, o objetivo deste trabalho foi avaliar um dos componentes da infraestrutura viária do campus da Universidade Federal de Viçosa e identificar lugares com deficiência em bicicletários e propor locais para instalação de novos componentes. Para isso, utilizou-se de levantamento de dados de localização e qualitativos dos bicicletários do campus. Uma vez coletadas a localização e características de cada bicicletário do campus, esses dados foram importados em um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) a fim de gerar informações sobre os dados coletados e avaliar sua qualidade através de parâmetros definidos pela equipe de pesquisadores. Além disso, foram coletados os pólos geradores de tráfego e as vias, compondo assim a base de dados criada no SIG utilizada neste trabalho. Uma vez consolidada a base de dados e as características dos bicicletários, iniciou-se o processamento dos dados, avaliando os pólos de maior demanda de bicicletários e a qualidade dos bicicletários existentes. Ao findar o processamento percebeu-se que há uma grande demanda de manutenção de bicicletários existentes e instalação de novos bicicletários no campus junto ao Restaurante Universitário 1 e 2, PVA, Espaço Multiuso, prédio do Centro de Ciências Exatas, prédio do Centro de Ciências Humanas, barzinho DCE, Escola Effie Rolfs e prédio das licenciaturas. De acordo com os resultados apresentados, pode-se concluir que a implementação dessas medidas está em consonância com as diretrizes gerais do Plano de Desenvolvimento Físico e Ambiental (PDFA) prescrito para o referido campus no que concerne ao incentivo e promoção dos modais de transporte não motorizados representados pelo modal cicloviário, o que pode contribuir para o incremento da mobilidade sustentável no âmbito do campus universitário e, consequentemente, estimular práticas de deslocamento que gradativamente diminuam a influência dos meios de transporte motorizados individuais na realização dos mesmos por aqueles que usufruem do espaço físico do campus.
Palavras-chave Geoprocessamento, mobilidade urbana, bicicletários
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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