Resumo |
O crescimento desordenado de algumas cidades tem como uma de suas consequências a ausência de infraestrutura para comportar o predominante crescimento do volume de tráfego em suas vias. Dentre os componentes abrangidos na infraestrutura viária urbana de uso dos ciclistas, tais como ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários, viabilizam soluções para tornar o volume de tráfego de automóveis menos intenso. Assim sendo, o campus de Viçosa da Universidade Federal de Viçosa também enfrenta horários de fluxo intenso de automóveis e bicicletas, o que poderia ser melhorado com ampliação do fluxo cicloviário. Dessa forma, através do geoprocessamento, o objetivo deste trabalho foi avaliar um dos componentes da infraestrutura viária do campus da Universidade Federal de Viçosa e identificar lugares com deficiência em bicicletários e propor locais para instalação de novos componentes. Para isso, utilizou-se de levantamento de dados de localização e qualitativos dos bicicletários do campus. Uma vez coletadas a localização e características de cada bicicletário do campus, esses dados foram importados em um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) a fim de gerar informações sobre os dados coletados e avaliar sua qualidade através de parâmetros definidos pela equipe de pesquisadores. Além disso, foram coletados os pólos geradores de tráfego e as vias, compondo assim a base de dados criada no SIG utilizada neste trabalho. Uma vez consolidada a base de dados e as características dos bicicletários, iniciou-se o processamento dos dados, avaliando os pólos de maior demanda de bicicletários e a qualidade dos bicicletários existentes. Ao findar o processamento percebeu-se que há uma grande demanda de manutenção de bicicletários existentes e instalação de novos bicicletários no campus junto ao Restaurante Universitário 1 e 2, PVA, Espaço Multiuso, prédio do Centro de Ciências Exatas, prédio do Centro de Ciências Humanas, barzinho DCE, Escola Effie Rolfs e prédio das licenciaturas. De acordo com os resultados apresentados, pode-se concluir que a implementação dessas medidas está em consonância com as diretrizes gerais do Plano de Desenvolvimento Físico e Ambiental (PDFA) prescrito para o referido campus no que concerne ao incentivo e promoção dos modais de transporte não motorizados representados pelo modal cicloviário, o que pode contribuir para o incremento da mobilidade sustentável no âmbito do campus universitário e, consequentemente, estimular práticas de deslocamento que gradativamente diminuam a influência dos meios de transporte motorizados individuais na realização dos mesmos por aqueles que usufruem do espaço físico do campus. |