“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14217

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariangela Orlandi Barbiero
Orientador CAROLINA SILVA BANDEIRA DE MELO
Outros membros Isis Milani de Sousa Teixeira, Karen Ribeiro Maciel, Millena Mayra Ferreira, Paulyenny Machado Alves, Raiane Carla Teixeira, Renata Oliveira Caetano, Rodolfo Gonçalves de Melo, Tatiane Roséli Alves Castro
Título O processo de criação e organização de um fórum virtual voltado para a visibilidade da população negra no contexto de complementar a formação de profissionais de saúde: um relato de experiência.
Resumo Introdução: O “I Fórum: Negritude em Pauta” foi idealizado pelo Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF) com o intuito de aumentar a visibilidade e reflexão sobre a população negra, que é constantemente negligenciada, tanto na sociedade, quanto em serviços de saúde. Objetivos: Relatar o processo de criação e organização do “I Fórum: Negritude em Pauta”, realizado de maneira remota devido à pandemia de COVID-19. Descrição das principais ações: A ideia do fórum surgiu na pandemia como uma maneira continuar proporcionando conhecimento através de eventos mesmo com a suspenção das atividades presenciais. O conteúdo abrange a realidade da população negra através de lives e postagens. São quatro encontros ao todo, sendo seus temas: Mulher negra em todos os seus âmbitos; Violência e invisibilidade; Política de Saúde Integral da População Negra e Racismo Estrutural. Cada um teve um membro do CAENF como mediador e uma mulher negra de fora da UFV como convidada. A divulgação foi feita pelo Instagram, Whatsapp, Facebook e Telegram, as inscrições e certificações de 2 horas por live são feitas pela plataforma Even3, após o preenchimento de um formulário de avaliação e a exibição pelo Youtube. Os posts são publicados no Instagram e Facebook do CAENF, sendo divididos entre stories – datas marcantes para a comunidade negra, termos racistas e questionamentos que geram reflexões - e feed - divulgação das lives, personalidades negras acompanhadas de obras que as representam e negritude na enfermagem. O fórum está sendo executado durante todo o mês de Agosto. Resultados alcançados até o momento: A média de pico de visualização das três primeiras transmissões ao vivo foi de 46,6 pessoas e a média de visualizações totais foi de 209,3. Em todas estas, os espectadores foram participativos, demonstrando interesse sobre a causa negra, tendo em vista que foi discutido como uma mulher branca pode ajudar o feminismo negro; a diferença de tratamento de brancos e pretos no sistema de saúde e na sociedade como um todo; a invisibilidade como uma violência racial e como combate-la; como enfermeiros em formação podem mudar a realidade classicista, misógina e racista da classe de enfermagem e do atendimento em saúde e como ainda não há preparo para atender grupos desprezados. Conclusões: O Fórum, apesar de virtual, tem comprovado sua eficácia, visto que houve engajamento, disposição, elogios e avaliações positivas dos participantes tanto para o evento como para a temática. Portanto, fica evidente a necessidade de estudantes e profissionais da saúde se atentarem às causas negligenciadas buscando e exigindo uma formação profissional e pessoal integrada.
Palavras-chave População negra, Formação acadêmica, Enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.