“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14216

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Karina da Silva Cassiano
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Luciene Eduarda Dias, Tatiane Roséli Alves Castro
Título Grupos Educativos em Estratégias de Saúde da Família e a Obra do Berço no município de Viçosa-MG: Um cuidado com a promoção do aleitamento materno
Resumo Introdução:Sabe-se que o leite materno é superior a qualquer outro leite que possa ser oferecido à criança devido a inúmeros fatores. Entre seus benefícios citam-se: a proteção contra infecções e diarreia, diminuição do risco de alergias e a longo prazo reduzir o risco de hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. Ele é capaz de cumprir todas as necessidades nutricionais de um bebê. Além disso, a amamentação protege a mãe contra o câncer de mama, evita uma nova gravidez, contribui para o retorno do estado pré-gestacional e promove o vínculo afetivo entre mãe e filho. O Ministério da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e após esse período, até dois anos ou mais e deve estar associada à alimentação complementar após os seis meses. Assim, a participação dos profissionais de saúde na promoção do aleitamento materno durante a gestação é de suma importância. Objetivo:Demonstrar a prática dos membros do projeto de extensão GestaUFVida na realização de grupos educativos sobre a amamentação. Metodologia:Os grupos educativos são realizados em ESF e “Obra do Berço” do Rotary Club em Viçosa-MG. Cada encontro, em roda de conversa, contou com a presença de aproximadamente quatro gestantes e de seus parceiros. São realizados mensalmente com a prática da dinâmica: “Mitos e Verdades sobre a Amamentação”. Cada encontro durou cerca de 90 minutos. A metodologia adotada é embasada no referencial teórico dialógico-reflexivo de Paulo Freire. Foram abordadas questões referentes à importância da amamentação para a mãe e o RN; as fases do leite e suas composições; o manejo das mamas e a pega correta; maneiras de prevenir rachaduras, mastite, ingurgitamento mamário e candidíase, além de apresentar medidas que garantem a produção do leite. Os materiais educativos como mama de pano, bonecos, vídeos e painéis foram utilizados para ilustrar e dinamizar os assuntos apresentados. Durante o diálogo ocorreu a troca de experiências, a prática da amamentação com os bonecos e a retirada de dúvidas. Resultados: Observou-se o envolvimento e o desejo das mulheres em amamentar. A obtenção de informações possibilitou desmistificar crenças familiares quanto ao cuidado com as mamas e o RN. As principais dúvidas estavam relacionadas à pega correta, a retirada e armazenamento do leite para mulheres que trabalham e a apresentação de métodos alternativos para mães que não podem amamentar. Identificou-se maior protagonismo da mulher para com a gestação e o processo de amamentação. Elas reforçaram que amamentar é uma demonstração de afeto e segurança da mãe para com o RN, sendo ainda, um importante fator na recuperação pós-parto. Conclusão:As dinâmicas atenuaram a vulnerabilidade das gestantes através da educação em saúde e propiciaram segurança em relação a amamentação. Faz-se necessário o incentivo à continuidade do projeto com foco no compartilhamento de informações baseadas em evidências científicas durante o ciclo gravídico puerperal.
Palavras-chave Amamentação, Empoderamento, Protagonismo.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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