“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14197

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Mariana Ferreira Goncalves de Mendonca
Orientador WILMARA LOPES FIALHO
Outros membros Daniela Neves Ribeiro, Gean Costa Nascimento, Juliana Pessoa Moreira, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Educação Interprofissional: experimentando a perspectiva do outro
Resumo Introdução: A Educação Interprofissional (EIP), definida pelo Centro para o Avanço da Educação Interprofissional (CAIPE) como “a ocasião em que membro de duas ou mais profissões aprendem “com”, “sobre” e “entre si” para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados” tem sido mundialmente debatida nas últimas décadas e sua implementação nas Instituições de Ensino Superior (IES) representa um desafio para o ensino em saúde no Brasil. É preciso desenvolver estratégias metodológicas para promover aprendizado compartilhado e o desenvolvimento de competências colaborativas. Nesse contexto, é importante que as IES promovam momentos de encontro “com” o outro e que os estudantes tenham conhecimento acerca das funções e atribuições de cada profissão, para poderem efetivamente aprender “entre si”. Objetivos: Promover aprendizado compartilhado e desenvolver competências colaborativas através de estratégias metodológicas que trabalhem o contato multiprofissional. Descrição das principais ações: Foi realizada atividade teórico-prática, onde os estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição em conjunto com profissionais da Rede de Saúde de Viçosa, orientados por dois professores, foram convidados a propor condutas para um complexo caso clínico de uma paciente com multimorbidades e em vulnerabilidade social, necessitando de equipe multiprofissional para atender às suas demandas. Cada participante sorteou uma profissão da área da saúde, necessariamente diferente da sua formação, e relatou quais condutas tomaria frente aos problemas encontrados no caso clínico. Posteriormente, os participantes foram convidados a refletir sobre os sentimentos vivenciados e sobre a experiência de estar no papel do outro. Além disso, para complementar a atividade realizada, os estudantes passaram um dia acompanhando atendimentos clínicos distintos de sua área no Centro de Atenção Especializada (CEAE), local com atuação de equipe multidisciplinar e puderam vivenciar, na prática, a atuação de profissionais de saúde de outras áreas. Resultados: À partir do momento em que os participantes do grupo foram colocados em uma situação que tiveram que agir como se fossem outros profissionais, sentiram dificuldade de propor condutas devido ao desconhecimento do papel do outro. Diante da representação de um papel não esperado, os participantes do grupo puderam perceber alguns pontos da atuação e as dificuldades de cada profissão, assim como a necessidade de cada uma dentro da rede de saúde e como elas estão interligadas. Conclusão: Pode-se dizer que a atividade foi efetiva para reconhecer a importância do trabalho interdisciplinar e conhecer as atribuições de diferentes profissionais da área de saúde.
Palavras-chave Educação Interprofissional, Educação em Saúde, Atuação profissional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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