Resumo |
Introdução: A Educação Interprofissional (EIP), definida pelo Centro para o Avanço da Educação Interprofissional (CAIPE) como “a ocasião em que membro de duas ou mais profissões aprendem “com”, “sobre” e “entre si” para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados” tem sido mundialmente debatida nas últimas décadas e sua implementação nas Instituições de Ensino Superior (IES) representa um desafio para o ensino em saúde no Brasil. É preciso desenvolver estratégias metodológicas para promover aprendizado compartilhado e o desenvolvimento de competências colaborativas. Nesse contexto, é importante que as IES promovam momentos de encontro “com” o outro e que os estudantes tenham conhecimento acerca das funções e atribuições de cada profissão, para poderem efetivamente aprender “entre si”. Objetivos: Promover aprendizado compartilhado e desenvolver competências colaborativas através de estratégias metodológicas que trabalhem o contato multiprofissional. Descrição das principais ações: Foi realizada atividade teórico-prática, onde os estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição em conjunto com profissionais da Rede de Saúde de Viçosa, orientados por dois professores, foram convidados a propor condutas para um complexo caso clínico de uma paciente com multimorbidades e em vulnerabilidade social, necessitando de equipe multiprofissional para atender às suas demandas. Cada participante sorteou uma profissão da área da saúde, necessariamente diferente da sua formação, e relatou quais condutas tomaria frente aos problemas encontrados no caso clínico. Posteriormente, os participantes foram convidados a refletir sobre os sentimentos vivenciados e sobre a experiência de estar no papel do outro. Além disso, para complementar a atividade realizada, os estudantes passaram um dia acompanhando atendimentos clínicos distintos de sua área no Centro de Atenção Especializada (CEAE), local com atuação de equipe multidisciplinar e puderam vivenciar, na prática, a atuação de profissionais de saúde de outras áreas. Resultados: À partir do momento em que os participantes do grupo foram colocados em uma situação que tiveram que agir como se fossem outros profissionais, sentiram dificuldade de propor condutas devido ao desconhecimento do papel do outro. Diante da representação de um papel não esperado, os participantes do grupo puderam perceber alguns pontos da atuação e as dificuldades de cada profissão, assim como a necessidade de cada uma dentro da rede de saúde e como elas estão interligadas. Conclusão: Pode-se dizer que a atividade foi efetiva para reconhecer a importância do trabalho interdisciplinar e conhecer as atribuições de diferentes profissionais da área de saúde. |