Resumo |
O setor florestal é um segmento estratégico para a economia brasileira, com destaque para as florestas, que são um grande recurso nacional, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de produção da celulose. Nas décadas de 1960 e 70, a produtividade das florestas era de 10 m³.ha.ano-1 e, nos últimos anos, atingiu a marca de 40 m³.ha.ano-1, em função, principalmente, do melhoramento genético. Porém, percebe-se agora um crescimento menor da taxa de produtividade, inferindo a necessidade de novas tecnologias para o setor. Aumentar a produtividade das florestas brasileiras e, consequentemente, a competitividade se faz necessário. Sendo assim, um dos caminhos a serem seguidos pelas empresas do setor é o foco no planejamento e controle da qualidade e na melhoria da eficiência operacional, como forma de auxiliar na expressão máxima do potencial genético dos clones desenvolvidos. Com isso, haverá efeito positivo na redução de custos de colheita, transporte e investimentos em mais terras para plantio. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico (Plano Diretor) da área de qualidade do negócio florestal de uma empresa do ramo de papel e celulose, alinhado ao planejamento estratégico do negócio e as expectativas e/ou necessidades dos principais stakeholders. Para cumprimento dos objetivos propostos, o projeto foi desenvolvido em cinco macro etapas: Preparação da infraestrutura dedicada para gerenciamento do projeto; Diagnóstico empresarial; Benchmark com a contextualização da área de Qualidade para o setor florestal; Desenvolvimento, elaboração e acompanhamento do Plano Diretor.Para executar o projeto foram feitas reuniões presenciais e de forma remota, relatórios técnicos, cinco visitas técnicas e dois workshops. Com isso, foi possível elaborar a Análise SWOT, o Technology Roadmap (TRM), a Estrutura Analítica de Negócios (EAN) e aplicar o método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD – Quality Function Deployment) o que permitiu definir as principais estratégias enquanto prognóstico para tomada de decisão relativas as ações e adequações necessárias para o Plano Diretor da Área de Qualidade Florestal. O resultado das aplicações dessas ferramentas e métodos permitirá a construção do Balanced Scorecard (BSC) do Plano Diretor. Pode-se concluir que a metodologia utilizada foi adequada para a estruturação sistemática de como a empresa poderá proceder para alcançar os resultados pretendidos com este trabalho, pois permitiu um maior envolvimento e engajamento dos colaboradores, que já identificaram diversos gargalos e oportunidade de melhoria para empresa, que já colhe, portanto, os frutos do investimento em melhoria da qualidade. Espera-se que com a implantação do Plano Diretor a empresa poderá se tornar cada vez mais referência na área de qualidade para o setor, por meio de um planejamento de longo prazo, que considera a organização do trabalho e os princípios de gestão da qualidade |