Resumo |
O projeto de extensão “LudC-Art: Resgatando a cultura lúdica e artística na infância”, vinculado ao curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, foi idealizado e criado em 2012 pela professora Naíse Valéria Guimarães Neves. A iniciativa do projeto se deu a partir da demanda apresentada pela Funarbe, em 2009, para realizarmos atividades lúdicas com as crianças, filhas de seus funcionários, durante a semana da criança. A partir dessa experiência, que contou com a grande participação das crianças, surgiu a ideia de transformarmos essas vivências em um projeto. Logo no primeiro ano deste, muitas escolas de Viçosa e região solicitaram o projeto para o desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças de diferentes idades. Visando possibilitar o resgate da cultura lúdica, o projeto tem como propósito promover vivências artísticas e culturais por meio de atividades lúdicas, com crianças de 2 a 12 anos de idade, em diversos espaços formais e informais de educação, em Viçosa e cidades circunvizinhas. Atuando de forma itinerante, realizamos oficinas de artes plásticas; atividades com jogos; oficinas de confecção de jogos e brinquedos com sucata; atividades com acessórios de dramatização; e jogos “tradicionais”. Desde sua criação, o projeto realiza atendimentos em diversos espaços, atuando em escolas das redes municipais de Viçosa, São Miguel do Anta, Cajuri e Coimbra; nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano da UFV; na Brinquedoteca comunitária “Quilombo do Brincar” na zona rural; em programas como CRAS, APAE, APAC e abrigos; feiras agroecológicas; eventos de lazer promovidos pela Universidade Federal de Viçosa, curso de Educação Infantil da UFV, prefeitura de Viçosa, Núcleo Aliança pela Infância de Viçosa e eventos de lazer promovidos por sindicatos. Nos últimos anos, com a participação em eventos grandes, como a Semana Mundial do Brincar, o projeto tem atendido, em média, 700 crianças anualmente. Neste ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19 e a suspensão das atividades de extensão, não foi possível a realização dos atendimentos. Porém, no mês de agosto elaboramos um plano de trabalho remoto visando dar continuidade às atividades do projeto, possíveis de acontecer remotamente, por meio das redes sociais e plataformas digitais, como: produção de conteúdo para as páginas das redes sociais do projeto, com sugestões de brincadeiras e confecção de jogos, bem como vídeos e lives sobre o tema ludicidade, arte e infância; planejamento de atividades e; capacitação da equipe para atuar de forma ativa com as crianças e comunidades no retorno às atividades presenciais. Ressaltamos a importância do projeto por permitir que as crianças conheçam brincadeiras da cultura local, estimulando sua criatividade, imaginação, emoção, interação criança-adulto e criança-criança, e por proporcionar um momento de lazer no qual a família e a comunidade podem contribuir com sua participação, fortalecendo o laço familiar e comunitário. |