Resumo |
Tema Central: O Brasil vivencia mudanças nos padrões de estilo de vida da população, as quais repercutem diretamente nas crianças e que podem ser intensificadas durante a pandemia. Diante disto, é importante o desenvolvimento de ações de promoção da saúde que possam ser implementadas de forma remota e propiciadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Público alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Justificativa: O conhecimento dos aspectos motores, cognitivos, sociais e alimentares que impactam na qualidade de vida das crianças durante a pandemia da COVID-19 é necessário para propor intervenções, que possam contribuir beneficamente para a saúde das mesmas. Objetivos: Analisar a prática de atividades físicas, hábitos alimentares, ingestão hídrica e a regulação do sono antes e durante a pandemia da COVID-19 para uma intervenção remota adequada usando TIC. Metodologia: A atividade foi desenvolvida por estudantes de graduação matriculados na disciplina PRE 408-Projeto TICs na Prática Docente durante os meses de junho e julho de 2020 (Projeto AtivaKids). Pais e/ou responsáveis de crianças do 2º ano do ensino fundamental foram contactados via aplicativo WhatsApp® e convidados a participar da pesquisa por meio de um formulário criado no Google Forms®. Os dados foram analisados pelo Windows Excel® e, então, foram elaboradas intervenções, de forma remota, com os interessados em participar da segunda etapa do projeto. Resultados: Pais e/ou responsáveis de 12 crianças responderam ao formulário. A frequência de crianças matriculadas em escolas particulares foi de 75,0% e as demais, escolas municipais. Todas as crianças praticavam atividade física mesmo com a pandemia, contudo a frequência foi reduzida. As crianças apresentaram comportamentos alimentares que chamaram atenção em relação ao recomendado pelo Guia Alimentar, principalmente quanto ao consumo de alimentos ultraprocessados. Considerando a recomendação da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 90,0% das crianças não atingiram o consumo ideal de água por dia. A média de 8 (oito) a 10 (dez) horas de sono por dia foi apresentada por 100,0% das crianças. O interesse em participar da segunda etapa do projeto foi manifestado por 75,0% dos responsáveis e contou com a disponibilização de um e-book interativo e de um blog desenvolvido com receitas saudáveis, além da realização de uma vídeo chamada da equipe com as crianças e responsáveis abordando todas as questões citadas anteriormente, com o intuito de melhorar estas práticas. Conclusões: A utilização de TIC permitiu realizar intervenção de forma lúdica remota visando contribuir para a promoção de melhorias nos aspectos relacionados à frequência de atividade física, hábitos alimentares, ingestão hídrica e a regulação do sono das crianças durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19. |