“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14131

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maria Eduarda Vaz de Melo Freitas
Orientador KATIA DE LOURDES FRAGA
Outros membros Isabela Barbosa da Matta, Marco Túlio de Miranda Soares e Silva, Rita Cristina da Silva, Stéfany do Nascimento Peron
Título Radiodocumentário Intercambistas na UFV
Resumo O radiodocumentário “Intercambistas na UFV” foi uma produção da disciplina Laboratório de Radiojornalismo, ministrada pela Profª Kátia Fraga. Nessa atividade, entrevistamos alguns dos estudantes estrangeiros que optaram por cursar parte de sua graduação na Universidade Federal de Viçosa - UFV.
Por ser uma cidade universitária, Viçosa recebe diversos moradores de outros espaços, contribuindo para a formação de um ambiente de grande pluralidade cultural, o que acaba por motivar a angulação escolhida para o trabalho. Assim, a peça alcança os ouvintes interessados no assunto sem deixar de ser uma produção institucional.
Além de pesquisas feitas on-line, pudemos conversar com a Diretoria de Relações Internacionais da UFV, que nos informou dados quantitativos sobre os intercambistas que estudam na instituição, os quais, na época da gravação, somavam um total de 32 alunos. Além disso, como parte da apuração dos dados institucionais, entrevistamos a coordenadora geral de um projeto universitário chamado Embaixadores, que tem como objetivo acolher, recepcionar, integrar e auxiliar estudantes de mobilidade internacional e nacional. Assim, com os dados coletados e com os contatos de alguns desses estudantes, partimos para as gravações de depoimentos individuais dos intercambistas que se dispuseram a participar do documentário. A pauta dessas entrevistas se resumiu a perguntas do dia a dia no Brasil, quais as principais diferenças culturais entre seus países de origem e o cotidiano brasileiro, e as vantagens e desvantagens desse intercâmbio. Após essas gravações, passamos para a edição. Tivemos uma oficina de edição de áudio, ministrada por Leandro Vieira, técnico de áudio do Departamento de Comunicação Social, que nos trouxe conhecimentos que foram primordiais para um bom resultado final da produção.
Depois de finalizado, o documentário foi transmitido ao público pela rádio Universitária FM, no Programa Espaço Universitário, juntamente com outras peças produzidas por alunos da disciplina. A produção foi importante para que nós, estudantes brasileiros, pudéssemos compreender as dificuldades e vantagens de um intercâmbio internacional. A produção também se mostrou relevante ao público que considera participar de atividade semelhante à desempenhada pelos entrevistados, além de fomentar o desejo de estudar em um país estrangeiro. Os membros da equipe ressaltam a rica experiência que foi a produção desse documentário radiofônico, que exigiu muita pesquisa e colaboração dos participantes, além da criatividade e comprometimento de todos.
Palavras-chave jornalismo, radiodocumentário, intercâmbio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.