Resumo |
O resgate e análise de rotas históricas é de suma importância para que a sociedade tenha acesso ao conhecimento de suas origens, sendo, portanto, um resgate identitário. Nesse sentido, é constatada a existência de caminhos históricos que remontam o período colonial, localizados no estado de Minas Gerais. Objetivou-se por meio deste trabalho traçar a rota histórica que ligava a cidade de São Manoel, atual Rio Pomba, até Mariana, em concordância com a atual divisão territorial dos municípios da região estudada. Para tanto, o principal documento analisado foi o mapa intitulado “Theil der neuen karte der Capitania von Minas Geraes” produzido por Wilhelm Ludwig Von Eschwege (1826), que mostra o caminho de interesse. Baseado no mapa, além do traçado da rota, foram observadas características fisiográficas, como relevo e hidrografia; aspectos da organização espacial regional, como a disposição espacial dos municípios; bem como aspectos históricos descritos em documentos e em material científico. Para análise e posterior representação dos dados conforme a atual estrutura espacial regional, foram utilizadas ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, sendo elas o Modelo Digital de Elevação SRTM; arquivo vetorial de municípios e hidrografia, ambos fornecidos pelo IBGE e imagens de satélite disponíveis no software Google Earth Pro. A partir do mapa analisado e das ferramentas de geoprocessamento, foi possível observar a rota de interesse, os municípios integrantes da mesma, aspectos relacionados ao relevo, como a escarpa de São Geraldo e o Pico do Itacolomi, que são duas importantes referencias de localização, bem como a preferência das rotas pelos fundos de vales e locais com relevo menos acentuado. Outro aspecto fundamental para traçar a rota histórica com a atual divisão administrativa dos municípios, foi a hidrografia, a qual revela que a pouca presença de rios mais caudalosos na região auxilia no transporte de mercadorias. Também foi visto que a rota, em grande parte, utiliza-se do percurso de rios importantes para a região, sendo observado que os pontos mais sinuosos dos cursos d’agua são locais estratégicos para travessia, pois em tais locais a velocidade da água é menor. Os documentos históricos e bibliográficos serviram de amparo teórico, sendo fundamentais para que os pesquisadores pudessem analisar a presença das rotas nos municípios analisados. A partir das metodologias utilizadas foi possível traçar a rota entre Rio Pomba e Mariana, constatando que a atual configuração espacial dos municípios tem estreita relação com as rotas históricas. |