Resumo |
As praças são um elemento base no cotidiano brasileiro, já que a maioria das cidades do país se desenvolveram ao redor delas. Ambiente de convívio, lazer e comércio para a população, a própria existência das praças já diz muito sobre a cultura e a história local. A reportagem “Praça, o respiro da cidade”, produzida como atividade avaliativa para a disciplina de Narrativas Jornalísticas II (COM 212), no formato de texto, propôs-se a aprofundar algumas destas questões dentro do contexto de Viçosa. A referida disciplina compõe a grade curricular obrigatória do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFV. Este trabalho foi feito com um caráter cultural, embora também fosse uma prestação de serviço à população viçosense, já que informa sobre um projeto da prefeitura. O público alvo é formado por pessoas que valorizam o patrimônio público e um pouco da história deste município. A onda de reformas a que foram submetidas muitas das praças da cidade de Viçosa em 2019 serviu de principal motivação à redação desta reportagem. Ganharam destaque as revitalizações da Praça Silviano Brandão e da Praça Doutor Cristóvão Lopes Carvalho, localizadas no centro da cidade. As reformas foram objeto do programa intitulado “Uma Praça Mais Viçosa”, da Prefeitura Municipal, e trouxeram à tona não só questões urbanísticas e arquitetônicas, como a importância das praças para as cidades, sua função social, o fenômeno de esvaziamento dos espaços públicos e a carência de acessibilidade, mas também o resgate de elementos históricos e identitários. Este trabalho se prestou a aprofundar esses assuntos, em contraste às informações pontuais encontradas nos portais viçosenses de notícia presentes na Internet. Foi adotado o formato de reportagem especial para expor ao público a importância da manutenção histórica e cultural de sua localidade e, na tentativa de resgatar o belo, atualizar o significado literal da palavra que nomeia o município: Viçosa. A execução foi dividida em três partes subsequentes: elaboração da pauta, coleta de informações das fontes e composição do texto. Inicialmente, ocorreram reuniões para a definição do tema e criação da pauta, apresentada ao professor orientador da disciplina. Com a sua aprovação, foram realizadas uma pesquisa jornalística por clipping, entrevistas com fontes presenciais e a produção de fotos, com o registro de duas das reformas do programa. Após, fez-se a redação da matéria, a fim de entregar ao leitor um material claro e objetivo, com o devido aprofundamento, a respeito da temática. A reportagem foi apresentada em sala de aula sob devida avaliação do professor. Sua produção ajudou a aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos e, enquanto atividade da disciplina de Narrativas Jornalísticas II, o trabalho deu aos estudantes a oportunidade de vivenciar a rotina de um jornalista, através de uma experiência real de produção, redação e edição de reportagem especial, tendo como foco a cidade de Viçosa. |