“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14095

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Emily Cristine Costa Santos
Orientador SILVIA ELOIZA PRIORE
Outros membros Ariane Ribeiro de Freitas Rocha, Carina Aparecida Pinto, Júlia Emanuelle Gandra de Araújo Assis, Núbia de Souza de Morais, Roberta Costa Lima de Oliveira, Sabrina Silva de Oliveira, Sílvia Oliveira Lopes, Vinícius Santiago Arruda
Título Ações remotas, durante a pandemia, voltadas para a promoção da saúde de adolescentes que participam de um projeto de extensão
Resumo O projeto de extensão NutColuni, criado em 2001 tendo como parceiros o Departamento de Nutrição e Saúde e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, tem como temas centrais saúde e educação. Este projeto contempla a avaliação nutricional e ações de promoção da saúde e prevenção de doenças voltadas para os alunos do primeiro ano do ensino médio do colégio. Adolescentes geralmente apresentam mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida. Muitos dos estudantes desse colégio, por passarem a morar sozinhos ou em república e realizarem refeições fora de casa, muitas vezes são mais susceptíveis as alterações de comportamento do que os demais de sua faixa etária. Dessa forma, a continuidade do NutColuni durante a pandemia por meio de ações remotas se faz necessária para informar os alunos sobre o projeto e orientá-los sobre hábitos saudáveis. Realizar ações remotas, durante a pandemia, voltadas para promoção da saúde de adolescentes que participam de um projeto de extensão. Em razão da pandemia as ações só foram realizadas na rede social Instagram com a elaboração de posts relacionados à nutrição e saúde, a fim de compartilhar essas informações, bem como informar os alunos sobre o projeto e manter, mesmo que a distância, o contato com eles. Foram elaborados cinco posts, publicados quinzenalmente, e impulsionados pela divulgação dos estagiários do projeto, resultando em maior alcance. Inicialmente, elaborou-se um post com as principais informações sobre o projeto NutColuni. Este post foi fundamental para as pessoas conhecerem o projeto, tendo 267 visualizações. Posteriormente, criou-se um post sobre a admissão de novos estagiários, resultando em 206 visualizações. Outro post abordou sobre o mutirão, evento em que são realizadas as aferições das medidas de peso, altura, perímetro da cintura e pressão arterial dos alunos, atingindo 171 visualizações. Em maio, elaborou-se um post sobre as atividades realizadas pelo projeto a fim de informar os seguidores sobre as atividades desenvolvidas pelos estagiários e informar os estudantes do curso de Nutrição o quanto esse projeto pode agregar na formação acadêmica, alcançando 180 visualizações. O último post abordou sobre o tema da alimentação e amamentação em tempos de COVID-19. O intuito foi informar os seguidores da página sobre o tema e desmistificar informações falsas. Este post atingiu 205 visualizações. O trabalho contínuo com o público do projeto NutColuni é necessário, mesmo que remotamente, em tempos de pandemia. Assim, o Instagram se apresenta como um importante meio de comunicação e compartilhamento de informações que auxilia os adolescentes a manterem-se informados sobre como adotar uma alimentação equilibrada.
Palavras-chave Adolescentes, promoção da saúde, ações remotas.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.