Resumo |
Com o período de isolamento social, motivado pela pandemia da COVID-19, um conjunto de disciplinas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foram ofertadas remotamente em um período de 45 dias, nos meses de junho e julho de 2020. Este estudo apresenta os resultados obtidos com uma das experiências vivenciadas na disciplina “PRE 408 – Projeto TICs na Prática Docente” durante o Período Especial de Outono (PEO) na UFV, no formato remoto. Devido as limitações impostas pelo isolamento social, um dos grupos de estudantes da disciplina escolheu desenvolver o estudo cuja temática foi: “O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino remoto para estudantes surdos”. Os objetivos do mesmo foram: (i) identificar as possibilidades de aplicação das TICs para auxiliar alunos surdos da UFV, em processos de ensino e aprendizagem durante o período de pandemia; (ii) compreender o contexto dos alunos surdos diante da oferta de disciplinas para o ensino remoto e (iii) facilitar o acesso a dicionários e glossários em libras, já existentes e disponíveis, para a comunidade surda e ouvinte. Para isso, foi realizado um levantamento junto a Unidade de Politicas Inclusivas da Instituição, com relação ao número de alunos(as) surdos(as) matriculados(as) nos cursos da UFV. Em seguida, foi elaborado um questionário, utilizando a ferramenta Google Forms, contendo apenas uma seção de perguntas de múltipla escolha e perguntas descritivas. O referido questionário foi enviado aos estudantes, para que pudessem explicitar suas opiniões. Com os dados obtidos, mediante aplicação, foi feita uma análise, visando a construção de uma solução para a situação problema inicial. A equipe de trabalho, composta de sete integrantes, de cursos diferentes, discutiu, em reuniões remotas, e decidiu por criar um site sinalizado em libras, que pudesse reunir vários glossários e dicionários já existentes na internet, na referida língua, inserindo os links para os respectivos endereços oficiais visando facilitar o acesso aos usuários. O site foi nomeado “Facilita Libras”, cujo endereço é: <https:sites.google.com/view/facilitalibras/página-inicial>. Com os resultados obtidos foi possível verificar a necessidade de adequar o formato do ensino remoto para os(as) alunos(as) surdos(as), visto que, na grande maioria, dependem da presença dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) nos momentos síncronos das disciplinas ofertadas, o que é complexo, já que a maioria das ferramentas de transmissão, como o Google Meet//, oferecem a opção de tela principal com apenas uma janela de filmagem, ou de apresentação a ser visualizada pelos alunos durante a fala do professor. Assim, o site criado, com os glossários e dicionários em Libras existentes, pôde contribuir com a disponibilização de acesso a surdos e ouvintes aprendizes da Libras. |