“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14072

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Cavalheiro Filgueiras
Orientador TEREZA ANGELICA BARTOLOMEU
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Lael Machado Rodrigues, Letícia de Sousa Evangelista, Marcela de Oliveira Brahim Cortez
Título Facilita Libras: uma ferramenta tecnológica para estudantes surdos
Resumo Com o período de isolamento social, motivado pela pandemia da COVID-19, um conjunto de disciplinas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foram ofertadas remotamente em um período de 45 dias, nos meses de junho e julho de 2020. Este estudo apresenta os resultados obtidos com uma das experiências vivenciadas na disciplina “PRE 408 – Projeto TICs na Prática Docente” durante o Período Especial de Outono (PEO) na UFV, no formato remoto. Devido as limitações impostas pelo isolamento social, um dos grupos de estudantes da disciplina escolheu desenvolver o estudo cuja temática foi: “O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino remoto para estudantes surdos”. Os objetivos do mesmo foram: (i) identificar as possibilidades de aplicação das TICs para auxiliar alunos surdos da UFV, em processos de ensino e aprendizagem durante o período de pandemia; (ii) compreender o contexto dos alunos surdos diante da oferta de disciplinas para o ensino remoto e (iii) facilitar o acesso a dicionários e glossários em libras, já existentes e disponíveis, para a comunidade surda e ouvinte. Para isso, foi realizado um levantamento junto a Unidade de Politicas Inclusivas da Instituição, com relação ao número de alunos(as) surdos(as) matriculados(as) nos cursos da UFV. Em seguida, foi elaborado um questionário, utilizando a ferramenta Google Forms, contendo apenas uma seção de perguntas de múltipla escolha e perguntas descritivas. O referido questionário foi enviado aos estudantes, para que pudessem explicitar suas opiniões. Com os dados obtidos, mediante aplicação, foi feita uma análise, visando a construção de uma solução para a situação problema inicial. A equipe de trabalho, composta de sete integrantes, de cursos diferentes, discutiu, em reuniões remotas, e decidiu por criar um site sinalizado em libras, que pudesse reunir vários glossários e dicionários já existentes na internet, na referida língua, inserindo os links para os respectivos endereços oficiais visando facilitar o acesso aos usuários. O site foi nomeado “Facilita Libras”, cujo endereço é: <https:sites.google.com/view/facilitalibras/página-inicial>. Com os resultados obtidos foi possível verificar a necessidade de adequar o formato do ensino remoto para os(as) alunos(as) surdos(as), visto que, na grande maioria, dependem da presença dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) nos momentos síncronos das disciplinas ofertadas, o que é complexo, já que a maioria das ferramentas de transmissão, como o Google Meet//, oferecem a opção de tela principal com apenas uma janela de filmagem, ou de apresentação a ser visualizada pelos alunos durante a fala do professor. Assim, o site criado, com os glossários e dicionários em Libras existentes, pôde contribuir com a disponibilização de acesso a surdos e ouvintes aprendizes da Libras.
Palavras-chave TICs, Libras, Glossários
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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