“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14065

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Deisiane de Souza Pinheiro
Orientador PAULO LANES LOBATO
Outros membros Cintia Neves de Miranda, Fernanda Satie Picone Takahashi, João Antônio de Souza Neto, Larissa Fátima de Azevedo Lellis
Título Os impactos da Covid-19 no plano de trabalho da Empresa Júnior de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa
Resumo INTRODUÇÃO: As medidas preventivas implantadas devido a pandemia causada pela COVID-19 se tornou um fator agravante para a rotina de diversas áreas, impactando as atividades gerenciais e econômicas. Apenas alguns segmentos, considerados essenciais permaneceram funcionando. Os demais, inclusive os dos segmentos de fitness e qualidade de vida, como as academias e clubes, após uma inércia inicial se viram obrigados a buscar alternativas tanto para atender os clientes quanto para assegurar sua subsistência. Na EFICAP não foi diferente, demandando rápidas intervenções gerenciais para a manutenção de seus projetos. OBJETIVO: Apresentar e analisar as mudanças promovidas pela e na EFICAP para adaptar-se a esse novo cenário. METODOLOGIA: O presente estudo consistiu de uma análise documental, relacionada ao plano anual de atividades da EFICAP para o ano de 2020, assim como no modus operandi de sua gestão, previstos para atividades presenciais. Para tratamento dos dados foi utilizado o método comparativo descritivo, com enfoque nas mudanças ocorridas. RESULTADOS: A expectativa encontrada foi que todas as ações seriam realizadas de modo presencial, inclusive as de gerenciamento da EFICAP. Porém, após a suspensão das atividades acadêmicas pela UFV, ocorreu a natural evasão dos alunos, determinando a primeira e crucial alteração, com a gestão participativa realizada a distância. A segunda foi em relação a um dos projetos de maior relevância da EFICAP, a Academia Escola, cujo funcionamento foi suspenso e ainda percebeu-se a terceira alteração no modo de realização dos eventos que foram mantidos e até mesmo ampliados. Foram adotadas ferramentas de atividades a distância tais como as lives, as reuniões em plataformas como o Google Meet, Zoom e o Youtube.. Dessa forma, a gestão vem conseguindo realizar parte expressiva de seu planejamento com sucesso, destacando a capacitação, cursos e palestras realizadas. Quanto a Academia Escola foi desenvolvida a estratégia de produção de material adaptado (lives, vídeos, programas, etc) e repassados para permitir a manutenção das atividades e principalmente o vínculo com os clientes. Não se pode deixar de mencionar que algumas atividades não foram implementadas por seu caráter eminentemente presencial. Destaque-se ainda a criação de uma nova vertente de ação de cunho social, cujo resultado financeiro é destinado a entidades ou pessoas em situação de vulnerabilidade. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que esse período, nunca sem reconhecer as perdas ocorridas, permitiu que o espírito empreendedor esperado dos integrantes da EFICAP ficasse explícito e trouxe ganhos para seu modus operandi, quando evidenciou a capacidade e a competência para a solução de problemas relacionados à empresa, assegurando o cumprimento de sua missão e metas. Além disso, a EFICAP viu a oportunidade de expansão do seu portfólio por meio de serviços online.. Dessa forma, extrapolando seus limites para além do âmbito da Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave Empresa Júnior, Empreendedorismo, Covid-19
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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