“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14046

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Emanoela Guimarães de Castro
Orientador VIRGINIA VINHA ZANUNCIO
Outros membros Ana Luiza Oliveira Nascimento Silva, CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA, Julia Maria Alves Meira, Laura de Souza Freitas, Rebeca Drummond Lima
Título Dezembro laranja: campanha anual de prevenção ao câncer de pele
Resumo O Brasil concentra o maior registro de câncer (CA) de pele no mundo, com cerca de 180 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2020). Os principais tipos de CA de pele avaliados no mundo são Carcinoma Basocelular (CBC) e o Carcinoma Espinocelular (CEC), conhecidos como CA de pele não melanoma e, o Melanoma Maligno (MM). Todos esses têm um prognóstico bom quando tratados precocemente. O Dezembro Laranja é uma campanha de prevenção e conscientização do CA de pele criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e foi implementada em Viçosa pela Liga Acadêmica de Dermatologia da UFV (LaDermato). O relato a seguir tem como objetivo descrever as ações realizadas nas campanhas de 2015, 2018 e 2019 com o intuito de conscientizar sobre os fatores de riscos associados ao CA de pele, como a exposição solar sem proteção e realizar diagnóstico e tratamento precoce de lesões pré-malignas e/ou malignas, minimizando suas possíveis consequências. A campanha acontece anualmente, em cerca de 130 postos em todo o Brasil sendo Viçosa um desses. Os atendimentos são realizados na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) por médicos especialistas, docentes da UFV, estudantes de medicina da LaDermato e outros profissionais. A campanha é amplamente divulgada e a maioria das pessoas soube da mesma pelo rádio. O atendimento é por livre demanda e começa com uma palestra sobre o CA de pele e sua prevenção. Após, passam pela consulta médica com dermatologista em busca de lesões suspeitas de CA de pele. Dependendo do caso, o paciente é submetido a biópsia da lesão suspeita, recebe orientações ou é encaminhado para outro serviço. A campanha, nos anos de 2015, 2018 e 2019 atendeu um total de 382 pessoas, a maioria acima de 41 anos. De todos os pacientes, 285 (74,6%) declararam que não tinham o hábito de usar protetor solar, 28 (7,3%) tinham história pessoal de CA de pele, 66 (17,3%) histórico de CA de pele na família e 247 (64,7%) pessoas foram consideradas de risco para desenvolver CA de pele. Sobre os diagnósticos clínicos, 30 (7,9%) tiveram como hipótese diagnóstica CBC, 5(1,3%) CEC e 14 (3,7%) MM. As condutas foram: 28 biópsias com envio do material para análise histopatológica, 28 agendamentos para acompanhamento dermatológico na UAES e 20 encaminhamentos para outros serviços. Diante desses dados coletados nos anos de 2015, 2018 e 2019, é perceptível a importância dessa campanha para a saúde da população viçosense pois permite o acesso ao serviço especializado de forma gratuita, principalmente para aqueles em vulnerabilidade social. Nesses três anos foram rastreados 49 casos suspeitos de CA de pele, sendo alguns de MM, um câncer de alta letalidade se diagnosticado e tratado tardiamente. A campanha tem papel fundamental na conscientização sobre os riscos da exposição solar, identificação de lesões suspeitas e orientação quanto aos cuidados necessários com a pele.
Palavras-chave câncer de pele, campanha do câncer de pele, dermatologia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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