“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14023

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luciana Aparecida dos Santos
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, Fernanda Magalhaes de Souza Nascimento, Maria da Penha Mendes Geraldo
Título A Mandala como representação coletiva sobre as práticas pedagógicas no PET-Saúde/Interprofissionalidade: inovação e criatividade em pauta
Resumo Descrição do tema central do trabalho: é primordial que pensemos em mudanças, quebras de paradigmas e na relevância do trabalho em equipes interprofissionais. Para isso, os profissionais de saúde em formação e na educação permanente precisam ser preparados para trabalhar na perspectiva da Educação Interprofissional em Saúde, por meio da inovação pedagógica. Público alvo: docentes (2), discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição (7) e preceptores (3) do Grupo 2 do PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: o processo formativo tem um papel essencial no desenvolvimento de competências dos futuros profissionais de saúde, para melhoria na dinâmica do trabalho e valorização do trabalho interprofissional. A formação por competências por meio dos Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação na Educação Interprofissional em Saúde, estimula o pensamento crítico, reflexivo, a inovação e a criatividade. Objetivo e metodologias: o objetivo foi demonstrar a experiência de transposição dos conhecimentos adquiridos ao longo da execução do projeto desenvolvido pelo PET-Saúde /Interprofissionalidade do Ministério da Saúde, a partir das compreensões sobre a avaliação que orientam as práticas pedagógicas. Corroborando essa experiência, foi sugerido uma atividade plástica expressiva e compartilhada, instigando a criatividade, reflexão e ousadia: a construção de uma Mandala. A atividade foi realizada em três etapas. Na 1ª etapa, cada membro do grupo, individualmente, a partir das próprias experiencias e respaldado pelo estudo dos textos disponibilizados sobre a avaliação que orientam as práticas pedagógicas no grupo, construiu uma Mandala com a representação da própria compreensão sobre a temática e uma narrativa sobre o seu processo de criação e construção. Na 2ª etapa, a equipe se reuniu remotamente para que cada membro apresentasse a sua Mandala e o seu respectivo processo de criação. Na 3ª e última etapa, toda equipe, a partir das diferentes perspectivas que cada membro representou, criou uma Mandala coletiva que incorporou as diferentes ideias, figuras e conceitos de cada mandala, visando desta forma, produzir uma representação coletiva sobre as práticas pedagógicas no PET-Saúde/Interprofissionalidade em um único composto harmônico. Resultados e conclusões: a construção da Mandala coletiva foi mais um processo de integração entre os membros da nossa equipe, com propostas e ideias que permitiram aguçar a capacidade do processo criativo de nossos integrantes. Cada membro conseguiu ilustrar em sua Mandala os diversos conceitos e experiências vivenciadas dentro do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Aos traços, símbolos, figuras e palavras foram incorporados novos significados. A liberdade de criação resultou em uma diversidade de ideias e aflorou a criatividade de cada um. Os integrantes sentiram-se motivados e satisfeitos com a integração e resultado final da atividade.
Palavras-chave Práticas pedagógicas, Interprofissionalidade, Competências
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.