Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: é primordial que pensemos em mudanças, quebras de paradigmas e na relevância do trabalho em equipes interprofissionais. Para isso, os profissionais de saúde em formação e na educação permanente precisam ser preparados para trabalhar na perspectiva da Educação Interprofissional em Saúde, por meio da inovação pedagógica. Público alvo: docentes (2), discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição (7) e preceptores (3) do Grupo 2 do PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: o processo formativo tem um papel essencial no desenvolvimento de competências dos futuros profissionais de saúde, para melhoria na dinâmica do trabalho e valorização do trabalho interprofissional. A formação por competências por meio dos Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação na Educação Interprofissional em Saúde, estimula o pensamento crítico, reflexivo, a inovação e a criatividade. Objetivo e metodologias: o objetivo foi demonstrar a experiência de transposição dos conhecimentos adquiridos ao longo da execução do projeto desenvolvido pelo PET-Saúde /Interprofissionalidade do Ministério da Saúde, a partir das compreensões sobre a avaliação que orientam as práticas pedagógicas. Corroborando essa experiência, foi sugerido uma atividade plástica expressiva e compartilhada, instigando a criatividade, reflexão e ousadia: a construção de uma Mandala. A atividade foi realizada em três etapas. Na 1ª etapa, cada membro do grupo, individualmente, a partir das próprias experiencias e respaldado pelo estudo dos textos disponibilizados sobre a avaliação que orientam as práticas pedagógicas no grupo, construiu uma Mandala com a representação da própria compreensão sobre a temática e uma narrativa sobre o seu processo de criação e construção. Na 2ª etapa, a equipe se reuniu remotamente para que cada membro apresentasse a sua Mandala e o seu respectivo processo de criação. Na 3ª e última etapa, toda equipe, a partir das diferentes perspectivas que cada membro representou, criou uma Mandala coletiva que incorporou as diferentes ideias, figuras e conceitos de cada mandala, visando desta forma, produzir uma representação coletiva sobre as práticas pedagógicas no PET-Saúde/Interprofissionalidade em um único composto harmônico. Resultados e conclusões: a construção da Mandala coletiva foi mais um processo de integração entre os membros da nossa equipe, com propostas e ideias que permitiram aguçar a capacidade do processo criativo de nossos integrantes. Cada membro conseguiu ilustrar em sua Mandala os diversos conceitos e experiências vivenciadas dentro do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Aos traços, símbolos, figuras e palavras foram incorporados novos significados. A liberdade de criação resultou em uma diversidade de ideias e aflorou a criatividade de cada um. Os integrantes sentiram-se motivados e satisfeitos com a integração e resultado final da atividade. |