Resumo |
Tema central do trabalho: a sociedade do século XXI demanda a implementação de um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação, capaz de preparar o aluno para o dinamismo do mundo contemporâneo. Tendo em vista a aprendizagem baseada em competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), tem-se destacado a importância de implementar métodos ativos, visando o estímulo da autonomia, criatividade e pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Para os cursos da saúde, esses métodos tornam-se especialmente importantes, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos estimulam o protagonismo dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem. Público alvo: o público alvo deste trabalho são docentes e discentes dos cursos de graduação da área da saúde. Justificativa: a importância do presente trabalho assenta-se na necessidade de aprimorar o debate sobre a efetividade dos Métodos Ativos quando comparado com os Tradicionais. Objetivo e metodologias: o objetivo deste estudo foi comprovar a efetividade dos Métodos Ativos quando comparado com os Métodos Tradicionais de ensino, aprendizagem e avaliação nos cursos da área da saúde. Para encontrar estudos potencialmente relevantes, pesquisamos sistematicamente em quatro bases de dados principais (PubMed/MEDLINE, LILACS, Scielo e ERIC). Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com o método PRISMA. Foram incluídos estudos originais que comparassem os Métodos Ativos de ensino e aprendizagem com os Métodos Tradicionais nos cursos da área da saúde. A busca foi realizada até o dia 29 de abril de 2020. Resultados: foram selecionados 41 artigos nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia. Dos Métodos Ativos trabalhados, destaca-se o Mapa Conceitual, a Aula Invertida, Aprendizagem por pares, Problematização, E-Portfólio, Aprendizagem Baseada em Filmes e Aprendizagem Baseada em Problemas. Os Métodos Tradicionais utilizados foram basicamente as aulas expositivas e testes. Os estudantes relataram que os Métodos Ativos foram mais efetivos do que o Método Tradicional no que tange a mudança de conhecimento, habilidade e comportamento, no aprendizado dos conteúdos trabalhados, no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Além disso, os alunos consideraram satisfatório o uso dos Métodos Ativos, sendo que ele foi superior ao ensino tradicional em pelo menos uma categoria analisada. Conclusões: todos os Métodos Ativos analisados, quando comparados com os Métodos Tradicionais, se mostraram efetivos para os cursos da área da saúde, que visam formar profissionais aptos a atuar em um sistema integrado e interprofissional. Além disso, os Métodos Ativos são aplicáveis, inclusive, no atual contexto de pandemia causada pelo COVID-19, em que as aulas precisam ser remotas e é necessário o engajamento tanto do discente quanto do docente. |