“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14022

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Souza Santos
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, Italo Augusto da Cunha Rodrigues, Mariangela Orlandi Barbiero, Marina Marilac dos Santos Lara
Título Efetividade dos Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação nos cursos de graduação na área da saúde
Resumo Tema central do trabalho: a sociedade do século XXI demanda a implementação de um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação, capaz de preparar o aluno para o dinamismo do mundo contemporâneo. Tendo em vista a aprendizagem baseada em competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), tem-se destacado a importância de implementar métodos ativos, visando o estímulo da autonomia, criatividade e pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Para os cursos da saúde, esses métodos tornam-se especialmente importantes, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos estimulam o protagonismo dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem. Público alvo: o público alvo deste trabalho são docentes e discentes dos cursos de graduação da área da saúde. Justificativa: a importância do presente trabalho assenta-se na necessidade de aprimorar o debate sobre a efetividade dos Métodos Ativos quando comparado com os Tradicionais. Objetivo e metodologias: o objetivo deste estudo foi comprovar a efetividade dos Métodos Ativos quando comparado com os Métodos Tradicionais de ensino, aprendizagem e avaliação nos cursos da área da saúde. Para encontrar estudos potencialmente relevantes, pesquisamos sistematicamente em quatro bases de dados principais (PubMed/MEDLINE, LILACS, Scielo e ERIC). Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com o método PRISMA. Foram incluídos estudos originais que comparassem os Métodos Ativos de ensino e aprendizagem com os Métodos Tradicionais nos cursos da área da saúde. A busca foi realizada até o dia 29 de abril de 2020. Resultados: foram selecionados 41 artigos nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia. Dos Métodos Ativos trabalhados, destaca-se o Mapa Conceitual, a Aula Invertida, Aprendizagem por pares, Problematização, E-Portfólio, Aprendizagem Baseada em Filmes e Aprendizagem Baseada em Problemas. Os Métodos Tradicionais utilizados foram basicamente as aulas expositivas e testes. Os estudantes relataram que os Métodos Ativos foram mais efetivos do que o Método Tradicional no que tange a mudança de conhecimento, habilidade e comportamento, no aprendizado dos conteúdos trabalhados, no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Além disso, os alunos consideraram satisfatório o uso dos Métodos Ativos, sendo que ele foi superior ao ensino tradicional em pelo menos uma categoria analisada. Conclusões: todos os Métodos Ativos analisados, quando comparados com os Métodos Tradicionais, se mostraram efetivos para os cursos da área da saúde, que visam formar profissionais aptos a atuar em um sistema integrado e interprofissional. Além disso, os Métodos Ativos são aplicáveis, inclusive, no atual contexto de pandemia causada pelo COVID-19, em que as aulas precisam ser remotas e é necessário o engajamento tanto do discente quanto do docente.
Palavras-chave Métodos ativos, Método tradicional, Revisão sistemática
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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