“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14006

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, FAPEMIG
Primeiro autor Mirelle Barbosa de Souza
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros Caio Corrêa Derossi, Karen Laíssa Marcílio Ferreira
Título Histórias de vida, histórias de formação: narrativas de/sobre formação de integrantes de um grupo de estudos e pesquisas.
Resumo O presente texto, fruto dos debates gestados acerca da metodologia das narrativas e seus contributos na investigação e formação de professores, realizado no Grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, no curso de Mestrado, da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV). O uso das narrativas tem se consolidado como uma opção teórico-metodológica potente, no campo educacional, para a reflexão acerca das pesquisas e do desenvolvimento profissional dos docentes. Em função de suas características e da natureza da pesquisa narrativa, nosso objetivo central foi problematizar, refletir, analisar e compreender os processos formativos e as práticas docentes produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, e oferecer aos participantes o protagonismo do processo. A pesquisa compartilha seis narrativas que conversam sobre a formação inicial ou continuada dos pós-graduandos e de professores integrantes do (FORMEPE). Elas narram momentos marcantes dos participantes da pesquisa ao experimentarem e se apropriarem da prática docente. Concomitante a isso, contamos com um breve perfil biográfico dos participantes, que contempla a idade, os anos de escolaridade, o nível de escolaridade dos pais, os tipos de estabelecimentos de ensino que estudaram durante a vida (escolas públicas ou privadas), a titulação acadêmica e a atuação profissional. O entendimento é que tal caracterização fornece maiores elementos à compreensão das histórias narradas, retratadas. Os nomes dos participantes são fictícios, respeitando as normativas éticas em relação a participação de seres humanos em pesquisas. Os dados obtidos com as narrativas são ricas em experiências e trajetórias, sendo essas individuais, coletivas ou educativas que corroboram para o aperfeiçoamento da docência. Dessa maneira, o trabalho focado nas narrativas sobre os processos de formação, reitera a relevância do constante processo de aprimoramento da profissão docente, além de elucidar a importância da troca de experiências entre os docentes.
Palavras-chave Profissão docente, Narrativas, Formação de professores.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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