Resumo |
O presente texto, fruto dos debates gestados acerca da metodologia das narrativas e seus contributos na investigação e formação de professores, realizado no Grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, no curso de Mestrado, da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV). O uso das narrativas tem se consolidado como uma opção teórico-metodológica potente, no campo educacional, para a reflexão acerca das pesquisas e do desenvolvimento profissional dos docentes. Em função de suas características e da natureza da pesquisa narrativa, nosso objetivo central foi problematizar, refletir, analisar e compreender os processos formativos e as práticas docentes produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, e oferecer aos participantes o protagonismo do processo. A pesquisa compartilha seis narrativas que conversam sobre a formação inicial ou continuada dos pós-graduandos e de professores integrantes do (FORMEPE). Elas narram momentos marcantes dos participantes da pesquisa ao experimentarem e se apropriarem da prática docente. Concomitante a isso, contamos com um breve perfil biográfico dos participantes, que contempla a idade, os anos de escolaridade, o nível de escolaridade dos pais, os tipos de estabelecimentos de ensino que estudaram durante a vida (escolas públicas ou privadas), a titulação acadêmica e a atuação profissional. O entendimento é que tal caracterização fornece maiores elementos à compreensão das histórias narradas, retratadas. Os nomes dos participantes são fictícios, respeitando as normativas éticas em relação a participação de seres humanos em pesquisas. Os dados obtidos com as narrativas são ricas em experiências e trajetórias, sendo essas individuais, coletivas ou educativas que corroboram para o aperfeiçoamento da docência. Dessa maneira, o trabalho focado nas narrativas sobre os processos de formação, reitera a relevância do constante processo de aprimoramento da profissão docente, além de elucidar a importância da troca de experiências entre os docentes. |