“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14002

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Alvaro Rodrigues de Freitas
Orientador FERNANDA KARINA DOS SANTOS
Outros membros Elenice de Sousa Pereira, MARIANA CALABRIA LOPES, Roberta Barbosa Machado
Título A relação entre atividade física e índice de massa corporal com o desempenho escolar em crianças de 6 a 11 anos
Resumo Introdução: Evidências científicas indicam que o desempenho escolar, que se associa positivamente a diversos aspectos ao longo da vida (como o status socioeconômico e qualidade de vida) pode ser influenciado por diversos fatores, dentre eles os fatores físicos e comportamentais. Neste contexto, a relação da atividade física (fator comportamental) e índice de massa corporal (fator físico) com o desempenho escolar vem sendo cada vez mais discutidos na literatura. Objetivo: Analisar a relação entre atividade física (AF) e índice de massa corporal (IMC) com o desempenho escolar (DE) de crianças de 6 a 11 anos. Metodologia: Foram analisadas 231 crianças (105 meninas) regularmente matriculadas em escolas públicas de Viçosa e municípios adjacentes, das quais foram obtidas informações da AF, através de pedômetros (passos dados), da estatura e massa corporal para estimativa do IMC (Kg/m²), bem como do DE por meio do Teste Desempenho Escolar (TDE). A análise estatística foi realizada no software SPSS 25 e envolveu o uso de análise descritiva (média ± desvio padrão) e regressão linear simples, que foi controlada pela idade para evitar possíveis interferências nos resultados encontrados, uma vez que, estudos reportam associações positivas entre a idade e DE, apresentando-se, assim, como um fator condicionante desta variável. Para a análise foi mantido o nível de significância em 5%. Resultados: Em média, as crianças deram 7.691,95 (± 3.642,47) passos, possuíam um IMC de 16,81 (± 2,79) kg/m² e atingiram 11,02 (± 6,49) pontos no TDE. O modelo de regressão (controlado para idade) indicou que 68,0% da variabilidade no TDE (p<0,05) é explicada pela AF (β=0,010) e IMC (β=0,003), indicando que crianças com maiores valores de atividade física e IMC, tendem a atingir uma pontuação maior no TDE. Conclusão: Os resultados revelaram que a AF e o IMC são potenciais preditores do desempenho escolar em crianças, corroborando, em parte, com a literatura, onde é esperado que crianças com maior prática de AF apresentem níveis mais elevados no desempenho escolar. Isso decorre do fato de que a prática de atividade física contribui para melhorias cognitivas (concentração) e físicas (composição corporal) que estão associadas diretamente com o desempenho escolar. Contudo, o mesmo não foi encontrado em relação ao IMC, onde no presente estudo, foi observado que maior IMC está associado a melhor nível de DE, contradizendo o encontrado na literatura. A partir dos achados, fica evidente a importância do desenvolvimento de níveis adequados de atividade física na infância, ao considerar sua relação com a obtenção de bons resultados no desempenho escolar. Acrescenta-se, ainda, que parece necessária a realização de mais estudos visando melhor compreender como ocorre a relação entre o IMC e o DE.
Palavras-chave Atividade física, Índice de massa corporal, Desempenho escolar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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