“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13991

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carolina Villela Moreira
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Ana Carolina Bhering Bandeira Gonzaga, Gabriel Costa Públio, Laísa Medina da Silva, Paula Faria Santos, Rodrigo Reis Domingues
Título Compostagem para gente que cresce: o processo de criação de uma cartilha lúdico-pedagógica
Resumo O presente trabalho é resultado dos diálogos iniciados em 2018 entre o Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica da UFV (GAO) e a equipe do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da UFV que objetivava o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária de Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas nos referidos Laboratórios. O projeto citado tinha como um dos seus objetivos a compostagem dos resíduos orgânicos gerados no LDI e no LDH e a utilização da composteira como um instrumento lúdico-pedagógico no processo de aprendizagem das crianças. A partir deste primeiro projeto de extensão, e considerando a importância de fomentar a interação entre as crianças e a natureza nos Laboratórios, foi elaborado o projeto “Verdejar: encontros da infância com a natureza” que teve início no final do ano de 2019. O diálogo entre esses dois projetos proporcionou iniciar, no final do ano de 2019, a elaboração de uma cartilha sobre compostagem, voltada ao público infantil, especialmente às crianças de 3 meses a 5 anos de idade. O objetivo do presente trabalho é apresentar o processo de elaboração dessa cartilha que segue em desenvolvimento. A construção da cartilha envolve a sistematização dos dois anos de experiência com a utilização da composteira como um instrumento lúdico-pedagógico nos Laboratórios. Para isso, propõe-se uma construção coletiva entre a equipe docente do LDI e LDH e os estudantes de graduação da UFV, envolvidos nas atividades realizadas com as crianças na compostagem nesses últimos dois anos. Estão sendo reunidos registros fotográficos e escritos que constam memórias da interação das crianças com a compostagem e os conhecimentos construídos por elas a partir desta interação. Por meio destes materiais e da experiência vivenciada pela equipe dos projetos, busca-se explorar uma linguagem apropriada para a exposição do conteúdo na cartilha, de forma que esta represente um material informativo e interativo, tanto para as crianças como para as suas famílias e educadoras/es. Observou-se nesses anos que a prática da compostagem proporciona o contato direto das crianças com os elementos da natureza, permitindo que elas explorem as áreas externas do LDI e LDH não apenas de maneira livre, mas também intencional e dirigida. Dessa forma, espera-se que este material contribua para a continuidade da prática da compostagem nos Laboratórios e estimule as famílias das crianças e outros profissionais da Educação a experimentarem os benefícios da compostagem dentro e fora do ambiente escolar como uma estratégia de redução dos resíduos orgânicos para amenização de impactos ambientais. Espera-se ainda que a cartilha seja um instrumento lúdico-pedagógico, que fomente a interação das crianças de forma crítica e reflexiva com a natureza, bem como possibilite o educar para a responsabilidade e para a sustentabilidade.
Palavras-chave Material didático, criança, natureza
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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