Resumo |
O presente trabalho é resultado dos diálogos iniciados em 2018 entre o Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica da UFV (GAO) e a equipe do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da UFV que objetivava o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária de Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas nos referidos Laboratórios. O projeto citado tinha como um dos seus objetivos a compostagem dos resíduos orgânicos gerados no LDI e no LDH e a utilização da composteira como um instrumento lúdico-pedagógico no processo de aprendizagem das crianças. A partir deste primeiro projeto de extensão, e considerando a importância de fomentar a interação entre as crianças e a natureza nos Laboratórios, foi elaborado o projeto “Verdejar: encontros da infância com a natureza” que teve início no final do ano de 2019. O diálogo entre esses dois projetos proporcionou iniciar, no final do ano de 2019, a elaboração de uma cartilha sobre compostagem, voltada ao público infantil, especialmente às crianças de 3 meses a 5 anos de idade. O objetivo do presente trabalho é apresentar o processo de elaboração dessa cartilha que segue em desenvolvimento. A construção da cartilha envolve a sistematização dos dois anos de experiência com a utilização da composteira como um instrumento lúdico-pedagógico nos Laboratórios. Para isso, propõe-se uma construção coletiva entre a equipe docente do LDI e LDH e os estudantes de graduação da UFV, envolvidos nas atividades realizadas com as crianças na compostagem nesses últimos dois anos. Estão sendo reunidos registros fotográficos e escritos que constam memórias da interação das crianças com a compostagem e os conhecimentos construídos por elas a partir desta interação. Por meio destes materiais e da experiência vivenciada pela equipe dos projetos, busca-se explorar uma linguagem apropriada para a exposição do conteúdo na cartilha, de forma que esta represente um material informativo e interativo, tanto para as crianças como para as suas famílias e educadoras/es. Observou-se nesses anos que a prática da compostagem proporciona o contato direto das crianças com os elementos da natureza, permitindo que elas explorem as áreas externas do LDI e LDH não apenas de maneira livre, mas também intencional e dirigida. Dessa forma, espera-se que este material contribua para a continuidade da prática da compostagem nos Laboratórios e estimule as famílias das crianças e outros profissionais da Educação a experimentarem os benefícios da compostagem dentro e fora do ambiente escolar como uma estratégia de redução dos resíduos orgânicos para amenização de impactos ambientais. Espera-se ainda que a cartilha seja um instrumento lúdico-pedagógico, que fomente a interação das crianças de forma crítica e reflexiva com a natureza, bem como possibilite o educar para a responsabilidade e para a sustentabilidade. |