Outros membros |
DEBORA CARVALHO FERREIRA, Felipe Azevedo Rong, Kaio Russo de Oliveira Costa, Larissa Kuhlmann Cunha Peixoto, Maria Júlia Dalton Moreira dos Santos, Mariana Cordeiro Schneider, Mateus Pena Magalhães, Sara Fassarella Donato |
Resumo |
Introdução: O Cuidando do Ursinho (CDU) é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem como principal objetivo promover educação em saúde para crianças. Estruturado para realizar atividades lúdicas e didáticas sobre temas como saúde bucal, vacinação, atividade física e nutrição, o projeto pôs em evidência a necessidade da elaboração de um livro capaz de compilar dinâmicas que possam ser desenvolvidas com o público-alvo. Na tentativa de suprir essa demanda, os integrantes da coordenação 2019-2020 reuniram esforços e iniciaram a construção do livro, a fim de facilitar a logística de realização das atividades de educação em saúde e a sua expansão para outros municípios e universidades. Objetivos: Relatar a experiência de elaboração de um livro sobre educação em saúde para o público infantil com a descrição das dinâmicas do CDU, de forma a ampliar o impacto social do projeto para outras localidades do Brasil. Descrição das principais ações: A construção do livro envolveu a participação de todos os membros do CDU, abarcando estudantes de Medicina, Enfermagem e Direito. O processo se deu em etapas, iniciando-se pela divisão dos temas, seguida da redação dos capítulos, união dos textos elaborados e padronização da forma de apresentação das dinâmicas. Em relação ao conteúdo, o livro reúne a logística e as ilustrações dos materiais utilizados em 13 dinâmicas de educação em saúde para crianças, cada uma descrita em capítulo próprio. Resultados alcançados até o momento: O livro encontra-se em processo de revisão ortográfica para posteriormente ser submetido à apreciação da editora. A participação dos integrantes do CDU na sua elaboração serviu como uma capacitação teórica referente às atividades educativas com o público infantil e também foi capaz de potencializar a criatividade e as habilidades de comunicação, escrita e trabalho em equipe de todos os envolvidos. Acredita-se que, com a publicação do material, outros resultados significativos sejam alcançados, como maior visibilidade do projeto e ampliação da sua capacidade de expansão, permitindo a replicação das atividades por meio de parcerias com entidades públicas e privadas para além do município de Viçosa. Assim, tem-se efetivo impacto social da educação em saúde para crianças, concretizando-se a proposta do CDU de democratização do ensino em suas práticas extensionistas. Conclusões: Nota-se que a construção da obra faz com que o projeto consolide o ensino e a extensão, dois pilares fundamentais da universidade. Todo o trabalho desenvolvido reflete positivamente na área de educação em saúde para crianças, sobretudo pela construção de uma nova ferramenta de ensino capaz de facilitar a aplicação das atividades e intercambiar o processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, o livro impulsiona o CDU e evidencia a potencialidade do projeto em difundir, de maneira responsável, a educação em saúde para crianças. |