ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Álgebra |
Setor |
Departamento de Matemática |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
João Víctor Alves Silveira |
Orientador |
MARINES GUERREIRO |
Outros membros |
Bhremer Ramos Heleodoro, Diovana de Oliveira Mussolin, Frederico de Oliveira e Souza, Gabriela Moraes, Jessica Maria Pereira, Letícia Freitas Lopes, Tenilson Neves Silva |
Título |
Lógica Matemática: Aprendizagem e Cidadania |
Resumo |
O projeto de extensão Lógica Matemática, Aprendizagem e Cidadania iniciou suas atividades em 2018, com o objetivo de capacitar pessoas para o exercício da cidadania a partir de uma formação mais consistente sobre os principais tópicos iniciais da Lógica e sobre Técnicas de Demostração. Para 2020, haviam sido planejadas várias atividades presenciais, como oficinas e minicursos, para um público local e regional. A suspensão das atividades presenciais a partir de 16 de março de 2020, fez com que nos reinventássemos. Em maio de 2020, ministramos a primeira oficina on line que foi um sucesso. Desde essa data várias outras atividades foram programadas e ofertadas, ampliando o público do projeto para interessados do Brasil inteiro. A divulgação realizada pelo Instagram e redes sociais nos fez atingir professores da rede pública e estudantes de instituições de norte a sul e de leste a oeste do Brasil. Utilizamos os equipamentos pessoais (notebook, celulares, mesa digitalizadora) para ministrar oficinas e minicursos remotamente pelo Google Meet. Foram disponibilizados material de qualidade e lista de exercícios aos participantes para que pudessem pôr em prática o conhecimento teórico adquirido. Além disso, os monitores se prontificavam a tirar as dúvidas por e-mail e pelo instagram do projeto. Neste pôster nós apresentamos os resultados do trabalho desenvolvido, traçando o perfil dos participantes e a opinião daqueles que participaram das nossas oficinas e minicursos on line. Pelas respostas aos questionários de avaliação das atividades, os participantes se mostraram bem satisfeitos, tanto com o material, quanto com o preparo da ministrante e dos colaboradores. Percebemos um impacto social positivo na formação de muitos estudantes e de professores ávidos por aprender, contribuindo assim de forma significativa para a melhoria da educação. Além disso essas atividades do projeto têm também capacitado seus membros para atuar nas novas modalidades de ensino que ora se apresentam. |
Palavras-chave |
Lógica, minicursos, oficinas |
Forma de apresentação..... |
Painel |