Resumo |
Com o intuito de proporcionar um ambiente de simulação para práticas de ensino remoto em Biologia Molecular foi desenvolvido o BioMol-VLab, um laboratório virtual de aprendizagem que utiliza a tecnologia de jogos com uma metodologia de ensino por investigação para simular práticas do laboratório de Genética e Biologia Molecular. Como diferencial, o BolMol-VLab possui livre distribuição e fornece suas práticas inteiramente em português proporcionando aos estudantes um ambiente lúdico que emprega um contexto de resolução de crime utilizando extração e análise de DNA. Tendo seu público alvo instituição de ensino públicas que não possuam condições de proporcionar práticas para o ensino de biologia, o ambiente foi projetado para execução em baixa resolução e sem o uso de recursos gráficos pesados, mas ainda optou-se por desenvolver a estética utilizando a tecnologia de jogos 3D para proporcionar maior imersão. O projeto, em sua segunda etapa de desenvolvimento, visou analisar os erros e avaliações de um grupo de 11 estudantes que testaram o ambiente em sua primeira fase para levantar possíveis melhorias. As avaliações foram feitas mediante aplicação de uma prática utilizando o simulador e um questionário fechado com perguntas que poderiam ser respondidas em uma escala de um a cinco com o objetivo de avaliar a narrativa, a estética e a mecânica do jogo. As análises apresentaram resultados positivos quanto à satisfação de uso, referentes à narrativa e estética, mas ainda limitadas à facilidade de uso, referente à mecânica, em especial, para estudantes com pouca experiência em jogos de computador. Deste modo, foi proposto a implementação de uma sala de treinamento, uma etapa inicial à prática em si, para que o ambiente fique mais auto explicativo, reduzindo as limitações de estudantes com dificuldades na mecânica de jogos. Além disso, foram resolvidos problemas na mecânica do BioMol-VLab que tornavam a experiência menos agradável, como a movimentação da câmera, a velocidade do mouse, simplificação dos comandos e correção de alguns problemas encontrados na simulação. O projeto está em sua etapa final de desenvolvimento e testes e será disponibilizado de forma gratuita pela Universidade Federal de Viçosa. |