Resumo |
O presente trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2019, no decurso da disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Nesse período, presenciamos a mudança de habilitação de três colegas de classe que anteriormente haviam optado por Português/Inglês. Por essa razão, decidimos investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa, os possíveis motivos que levaram esses estudantes à troca de habilitação. O curso em questão oferece quatro habilitações duplas: Português/Espanhol, Português/Francês, Português/Inglês e Português/Literaturas de Língua Portuguesa. Assim, o trabalho realizado a partir de entrevistas com esses três estudantes, que desistiram de se tornar professores de inglês, teve os seguintes objetivos: a) Investigar as expectativas desses estudantes ao iniciarem o curso de licenciatura e b) Compreender as causas da desistência da habilitação anteriormente escolhida. O referencial teórico utilizado teve como base, principalmente, os estudos sobre emoções de estudantes (ARAGÃO, 2008 e 2011 e LIMA ET AL., 2013). Os resultados sugerem que a mudança de habilitação ocorre devido a vários fatores, sobretudo às emoções negativas como complexo de inferioridade advindas da comparação com outros colegas que, na maioria dos casos, já ingressaram no curso possuindo alta proficiência na língua. Também influenciam essa escolha uma interação pobre entre professores e alunos, pouco incentivo por parte dos docentes com relação ao curso e, finalmente, falta de disciplina e persistência dos próprios discentes. No processo de mudança, observamos que as emoções de tristeza, decepção e baixa autoestima foram transformadas em sensações de alívio, de maior competência e conforto com a nova habilitação. Os dados deste trabalho podem ser importantes para a coordenação do curso de letras, em especial, às de línguas estrangeiras, oferecendo subsídios para que os cursos possam estar mais direcionados às expectativas discentes e os professores mais atentos às emoções dos estudantes. |