Resumo |
Introdução: O câncer (CA) de mama é caracterizado pelo crescimento desordenado de células que dão origem a um tumor maligno. Configura-se como problema de saúde pública devido à alta incidência em mulheres do mundo todo, sendo a segunda neoplasia mais comum e a primeira causa de óbito por câncer na população feminina brasileira. Em contrapartida atinge cerca de apenas 1% da população masculina. Objetivo: Relatar as experiências vividas por estudantes de enfermagem na realização de atividades de Educação em Saúde sobre o câncer de mama. Descrição das principais ações: Trata-se de um relato de experiência da realização de atividades educativas propostas pela disciplina Enfermagem na Saúde da Criança, Adolescente e Mulher I, ministrada no curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. As atividades foram realizadas no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Viçosa-MG, que oferece assistência multiprofissional e especializada à saúde da mulher, dentre outros serviços à população. A atividade ocorreu na sala de espera do atendimento de mastologia. No primeiro momento foi realizada uma dinâmica sobre mitos e verdades do CA de mama. Foram lidas afirmativas sobre a temática e as pessoas que aguardavam o atendimento erguiam placas com as palavras "mito" ou "verdade" de acordo com suas opiniões e conhecimentos prévios. Após, houve a discussão e o esclarecimento de dúvidas. Resultados: Observou-se que o público da sala de espera para consulta de mastologia era do sexo feminino, assim como a literatura evidencia. A atividade realizada teve boa adesão, visto que as usuárias demonstraram interesse pelo tema e conseguiram responder algumas afirmativas baseadas em suas vivências pessoais. Nesse sentido, a troca de experiências através dos relatos compartilhados foi motivadora para os estudantes envolvidos, construindo uma interação mais dinâmica e enriquecedora. Dentre as dificuldades encontradas durante a realização destaca-se o pouco tempo de permanência das pacientes na atividade, devido a saída para o atendimento médico. Ademais, o atraso de alguns usuários impediu que todos participassem integralmente da dinâmica, além de ocasionalmente gerar um ambiente tumultuado de entradas e saídas. Conclusão: A execução de atividades de educação em saúde é de grande relevância para esclarecimento de mitos e verdades sobre a saúde da população, uma vez que estimula a autonomia, a segurança e autocuidado. Atividades nessa perspectiva incentivam o autoconhecimento, alertando sobre anormalidades que devem ser investigadas. Além disso, concluímos que apesar de parecer um assunto saturado nos meios acadêmicos, ainda existem diversas fragilidades no conhecimento das usuárias sobre a temática, o que dificulta o processo de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. |