“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13935

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Camilo de Carvalho
Orientador VANESSA DORIGUETTO LIMA
Outros membros Iara Alexandrino Soares Ferreira, Joao Vitor Batista de Castro, Laura Elisa Silva, Rodolpho Nascimento Oliveira
Título Educação em saúde sobre câncer de mama: relato de experiência
Resumo Introdução: O câncer (CA) de mama é caracterizado pelo crescimento desordenado de células que dão origem a um tumor maligno. Configura-se como problema de saúde pública devido à alta incidência em mulheres do mundo todo, sendo a segunda neoplasia mais comum e a primeira causa de óbito por câncer na população feminina brasileira. Em contrapartida atinge cerca de apenas 1% da população masculina. Objetivo: Relatar as experiências vividas por estudantes de enfermagem na realização de atividades de Educação em Saúde sobre o câncer de mama. Descrição das principais ações: Trata-se de um relato de experiência da realização de atividades educativas propostas pela disciplina Enfermagem na Saúde da Criança, Adolescente e Mulher I, ministrada no curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. As atividades foram realizadas no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Viçosa-MG, que oferece assistência multiprofissional e especializada à saúde da mulher, dentre outros serviços à população. A atividade ocorreu na sala de espera do atendimento de mastologia. No primeiro momento foi realizada uma dinâmica sobre mitos e verdades do CA de mama. Foram lidas afirmativas sobre a temática e as pessoas que aguardavam o atendimento erguiam placas com as palavras "mito" ou "verdade" de acordo com suas opiniões e conhecimentos prévios. Após, houve a discussão e o esclarecimento de dúvidas. Resultados: Observou-se que o público da sala de espera para consulta de mastologia era do sexo feminino, assim como a literatura evidencia. A atividade realizada teve boa adesão, visto que as usuárias demonstraram interesse pelo tema e conseguiram responder algumas afirmativas baseadas em suas vivências pessoais. Nesse sentido, a troca de experiências através dos relatos compartilhados foi motivadora para os estudantes envolvidos, construindo uma interação mais dinâmica e enriquecedora. Dentre as dificuldades encontradas durante a realização destaca-se o pouco tempo de permanência das pacientes na atividade, devido a saída para o atendimento médico. Ademais, o atraso de alguns usuários impediu que todos participassem integralmente da dinâmica, além de ocasionalmente gerar um ambiente tumultuado de entradas e saídas. Conclusão: A execução de atividades de educação em saúde é de grande relevância para esclarecimento de mitos e verdades sobre a saúde da população, uma vez que estimula a autonomia, a segurança e autocuidado. Atividades nessa perspectiva incentivam o autoconhecimento, alertando sobre anormalidades que devem ser investigadas. Além disso, concluímos que apesar de parecer um assunto saturado nos meios acadêmicos, ainda existem diversas fragilidades no conhecimento das usuárias sobre a temática, o que dificulta o processo de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
Palavras-chave Câncer de mama, Autocuidado, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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