“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13929

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia doméstica
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Viviane Martins Ferreira Milagres
Orientador LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS
Título Os desafios das políticas de assistência estudantil enfrentados no Ensino Superior
Resumo As políticas de assistência estudantil presentes no Ensino Superior podem modificar as percepções do estudante em relação à segurança e ao pertencimento à comunidade acadêmica, contribuir para a sua permanência na instituição e influenciar na qualidade do seu aprendizado. O objetivo desse trabalho, que é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento, foi identificar os desafios dessas políticas, e, como parte da revisão de literatura, analisou-se nove artigos em inglês disponíveis nos Periódicos da CAPES. Foram encontradas três perspectivas teóricas sobre os desafios das políticas de assistência estudantil no Ensino Superior: os níveis socioeconômico e educacional familiar; o nível educacional pregresso do estudante; e o tipo de relação estabelecida entre o estudante e a equipe administrativa, o corpo docente e os colegas de sala. A primeira aponta que a ampliação do Ensino Superior possibilitou a entrada dos estudantes oriundos de condições socioeconômicas diversificadas ou regiões de moradia desvalorizadas; que possuem pouca ou nenhuma familiaridade com as experiências do Ensino Superior; que pertencem às minorias étnicas; e possuem alguma deficiência. Os desafios das assistências estudantis estão relacionados com a retenção e evasão desses estudantes, como forma de modificação dos cenários econômicos, políticos e sociais das famílias, que interferem no acesso e conclusão do curso. Na segunda perspectiva, a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior pode ser considerada difícil para os estudantes, pois deverão se ajustar aos diferentes estilos de aprendizagem oferecidos; lidar com as novas experiências acadêmicas; gerenciar a nova rotina e o nível educacional pregresso demonstra alto risco de abandono dos estudos diante das novidades do Ensino Superior. Os desafios das políticas assistenciais estudantis estão relacionados à promoção de ações que favorecem a adaptação desses estudantes ao novo ambiente acadêmico e estilos de ensino-aprendizagem, para garantir a sua permanência na instituição e proporcionar a facilitação nesse processo. A terceira perspectiva indica que os estudantes que utilizam dos seus atributos pessoais, como a confiança e resiliência, facilitam a transição para o Ensino Superior, se adaptam ao novo lar, às novas redes de amizades e às novas rotinas acadêmicas e adquirem condições de vida mais independentes. Então, os desafios dessas políticas estão relacionados com a promoção do sentimento de pertencimento do estudante à Instituição de Ensino Superior, visando a sua permanência, a aceitação pessoal e ao tipo de relação estabelecida com a equipe administrativa, o corpo docente e os colegas de sala, o que favorece o acolhimento e reduz os sentimentos de isolamento e medo. Nesse sentido, as políticas assistenciais são importantes para promover suporte, principalmente aos estudantes que possuem vulnerabilidades psicossociais, para a adaptação ao ambiente acadêmico e às mudanças ocorridas nessa etapa da vida.
Palavras-chave Assistência estudantil, Ensino Superior, retenção
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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