“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13905

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Matheus Martins Grossi Costa
Orientador MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR
Outros membros Cláudia Stefhânia de Gouvêia Silva, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, Luciene Eduarda Dias, Maria da Conceição Rosado Batista, Mikelen de Oliveira, Sara Fassarella Donato, Thamires Regina dos Santos Oliveira, Victor Gouvêa Rogel
Título PET-Saúde/Interprofissionalidade: avaliação da percepção sobre o processo de trabalho da equipe da Unidade Básica de Saúde São José/Barrinha no município de Viçosa-MG.
Resumo Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), através da Educação Interprofissional (EIP), conta com ações voltadas para a qualificação de estudantes de graduação, docentes e profissionais da área da saúde, visando intervenções práticas de iniciação ao trabalho dentro da Atenção Primária. Após a realização do diagnóstico situacional da Unidade Básica de Saúde São José/Barrinha no município de Viçosa-MG, surgiram diversos nós críticos relacionados ao processo de trabalho da equipe, principalmente quanto ao tema interprofissionalidade. Objetivos: O objetivo desse estudo foi compreender as percepções da equipe acerca da identidade profissional, atuação individual e em equipe no trabalho em saúde na atenção primária à saúde. Descrição das principais ações: Aplicação de um questionário contendo 33 perguntas, em 14 membros da equipe da Unidade Básica de Saúde São José/Barrinha. O questionário abordou questões relacionadas ao processo de trabalho, prática colaborativa, trabalho em equipe, responsabilidades individuais e coletivas. Para cada pergunta, o profissional deveria escolher uma resposta com pontuação na escala de 1- Nunca, representa a ausência total e 7- Sempre, presença total dos aspectos positivos do processo de trabalho, considerando as questões mencionadas acima, correspondendo às variáveis de frequência das respectivas perguntas. O questionário foi aplicado em formato de entrevista, na qual os avaliadores puderam explicar as perguntas, em caso de dúvidas por parte dos profissionais. Resultados alcançados até o momento: Após a aplicação do questionário, foi constatado que a maioria das respostas obtiveram como pontuação a escala de 5 pontos, correspondida pela expressão “Frequentemente”, e 6 pontos, “Quase sempre”. Conclusões: A partir da contabilização dos dados do questionário a maior parte dos profissionais de saúde que trabalham na equipe demonstraram um posicionamento favorável em relação a dinâmica de trabalho do grupo que estão inseridos. Algumas respostas desfavoráveis devem ser analisadas e trabalhadas para que haja um aperfeiçoamento geral desse trabalho entre os profissionais. Embora tenha sido a menor parte dos resultados, as respostas para “2” e “3” (quase nunca e raramente, respectivamente) são relevantes para compreendermos possíveis problemas específicos do grupo. Ao fim do programa, buscaremos através de nossas ações, obter um maior número de pontuações 7 (sempre), a fim de comprovar a eficácia e excelência do processo de trabalho em equipe.
Palavras-chave Educação Interprofissional, Atenção Primária à Saúde, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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