Outros membros |
Cláudia Stefhânia de Gouvêia Silva, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, Luciene Eduarda Dias, Maria da Conceição Rosado Batista, Mikelen de Oliveira, Sara Fassarella Donato, Thamires Regina dos Santos Oliveira, Victor Gouvêa Rogel |
Resumo |
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), através da Educação Interprofissional (EIP), conta com ações voltadas para a qualificação de estudantes de graduação, docentes e profissionais da área da saúde, visando intervenções práticas de iniciação ao trabalho dentro da Atenção Primária. Após a realização do diagnóstico situacional da Unidade Básica de Saúde São José/Barrinha no município de Viçosa-MG, surgiram diversos nós críticos relacionados ao processo de trabalho da equipe, principalmente quanto ao tema interprofissionalidade. Objetivos: O objetivo desse estudo foi compreender as percepções da equipe acerca da identidade profissional, atuação individual e em equipe no trabalho em saúde na atenção primária à saúde. Descrição das principais ações: Aplicação de um questionário contendo 33 perguntas, em 14 membros da equipe da Unidade Básica de Saúde São José/Barrinha. O questionário abordou questões relacionadas ao processo de trabalho, prática colaborativa, trabalho em equipe, responsabilidades individuais e coletivas. Para cada pergunta, o profissional deveria escolher uma resposta com pontuação na escala de 1- Nunca, representa a ausência total e 7- Sempre, presença total dos aspectos positivos do processo de trabalho, considerando as questões mencionadas acima, correspondendo às variáveis de frequência das respectivas perguntas. O questionário foi aplicado em formato de entrevista, na qual os avaliadores puderam explicar as perguntas, em caso de dúvidas por parte dos profissionais. Resultados alcançados até o momento: Após a aplicação do questionário, foi constatado que a maioria das respostas obtiveram como pontuação a escala de 5 pontos, correspondida pela expressão “Frequentemente”, e 6 pontos, “Quase sempre”. Conclusões: A partir da contabilização dos dados do questionário a maior parte dos profissionais de saúde que trabalham na equipe demonstraram um posicionamento favorável em relação a dinâmica de trabalho do grupo que estão inseridos. Algumas respostas desfavoráveis devem ser analisadas e trabalhadas para que haja um aperfeiçoamento geral desse trabalho entre os profissionais. Embora tenha sido a menor parte dos resultados, as respostas para “2” e “3” (quase nunca e raramente, respectivamente) são relevantes para compreendermos possíveis problemas específicos do grupo. Ao fim do programa, buscaremos através de nossas ações, obter um maior número de pontuações 7 (sempre), a fim de comprovar a eficácia e excelência do processo de trabalho em equipe. |