“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13881

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Pessoa Moreira
Orientador WILMARA LOPES FIALHO
Outros membros Angélica Souza Toledo Andrade, Daniela Neves Ribeiro, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Valeria da Silva Santos
Título Experiências da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da COVID-19 em diferentes realidades brasileiras: uma revisão de literatura
Resumo INTRODUÇÃO
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem um importante papel na rede assistencial, nas intervenções comunitárias e territoriais. Suas atividades possuem elevado potencial para reduzir a disseminação do novo coronavírus na população e a gravidade clínica dos casos, com possibilidade de maior efetividade valorizando em suas ações os pilares essenciais da APS, que incluem atenção no primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado. Apesar disso, diante das medidas de restrições e dificuldades de acesso impostas pela pandemia, houve necessidade de se repensar e reorganizar a logística de atendimento na APS para manutenção de seus atributos, o que se mostra um desafio em diferentes cenários e realidades brasileiras.
OBJETIVOS
Realizar uma revisão de literatura relacionada às estratégias adotadas pela APS de algumas cidades brasileiras no enfrentamento da pandemia COVID-19, considerando-se os atributos essenciais desse nível de atenção.
METODOLOGIA
Revisão de literatura de artigos publicados na revista “APS em Revista, Número especial - Relatos de experiências locais da APS no Enfrentamento da COVID-19”. Os critérios de inclusão dos artigos foram: a manutenção dos principais atributos da APS na abordagem da pandemia do COVID-19; relatos de diferentes regiões do Brasil que são conhecidas por ter uma APS bem estruturada. Foram selecionados quatro artigos, com relatos das cidades de Florianópolis-SC, Sobral - CE, Salvador - BA e Vitória - ES.
RESULTADOS
Os artigos selecionados relatam a experiência dos profissionais da APS no enfrentamento da COVID-19, das quais se destacam as principais adaptações implementadas no sistema da APS para atender de forma integral os seus usuários. Eles incorporaram na metodologia de trabalho de enfrentamento da pandemia tecnologias de comunicação como mensagens de WhatsApp e vídeo chamadas, além do trabalho no território com foco nos pacientes de risco. Utilizaram também, um modelo assistencial ancorado na abordagem familiar e comunitária, além de ações de vigilância, tendo como enfoque a perspectiva territorial para o desenvolvimento do cuidado. Com foco nos atendimentos presenciais voltados para os casos da COVID-19, o trabalho de acompanhamento dos grupos prioritários através do tele monitoramento apresentou boa adesão junto aos usuários do território, e o vínculo entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e a população tem sido fortalecido. A telemedicina vem se destacando como meio de garantia da continuidade da assistência à saúde, bem como para orientação e monitoramento de sintomáticos respiratórios.
CONCLUSÃO
A pandemia da COVID-19 proporcionou mudanças no processo de trabalho em saúde na APS através da inclusão das tecnologias de comunicação e fortaleceu o papel de coordenação do cuidado. A APS tem papel fundamental no enfrentamento da pandemia, sendo necessário fazer adaptações nos serviços e ações de modo a garantir a efetividade dos sistemas de saúde.
Palavras-chave Atenção Primária à Saúde, Pandemia COVID-19, Tecnologia de Informação.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.