“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13872

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor sara.bustamante@ufv.br
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Laísa Medina da Silva, Rosana Maria da Silva Faria
Título Brincando em casa: (re)descobrir e (re)criar em tempos de distanciamento social
Resumo A brincadeira é essencial ao desenvolvimento infantil, pois é através dela que a criança estabelece e exprime suas relações com o mundo. Assim, é extremamente importante oferecer atividades lúdicas que possibilitem tal desenvolvimento durante a Educação Infantil. Atualmente, devido a pandemia da Covid-19, vivenciamos um cenário de distanciamento social que impossibilita as atividades presenciais, por isso, a equipe docente da sala 1 tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV observou a necessidade de criar uma proposta de apoio às famílias, que estimule as mesmas a possibilitarem à criança o brincar no ambiente familiar. A presente proposta está sendo desenvolvida com 11 crianças da faixa etária entre 1 ano e 3 meses a 2 anos de idade e tem como objetivo geral resgatar o brincar entre pais e filhos através de atividades lúdicas desenvolvidas em casa, durante o período de distanciamento social. Além disso, pretende-se possibilitar o desenvolvimento das crianças nos aspectos físico-motor, cognitivo, linguagem, social, afetivo e moral, por meio de atividades que contemplem as múltiplas linguagens, bem como cultivar o vínculo afetivo entre as professoras, crianças e famílias da sala 1, do período da tarde. A proposta está sendo desenvolvida a partir da criação de uma sala virtual no Google Classroom, onde ocorre a interação entre as professoras, famílias e crianças. Durante o período de desenvolvimento da proposta, as professoras planejam e disponibilizam duas atividades lúdicas por semana, que são desenvolvidas pelas crianças e famílias em casa. As atividades são planejadas contemplando as múltiplas linguagens, os aspectos do desenvolvimento, a faixa etária das crianças e o ambiente em que são desenvolvidas, trazendo informações sobre a contribuição de cada uma delas ao desenvolvimento destes sujeitos. As famílias realizam as atividades com as crianças e registram através de fotos e vídeos, posteriormente enviam os materiais para a equipe docente. A coleta de dados se dá a partir de registros fotográficos e audiovisuais, além de relatos realizados pelas famílias na sala virtual. Até o presente momento, foi possível realizar o resgate do brincar em família, mantendo também o vínculo afetivo entre as professoras, famílias e crianças da sala 1. Além disso, foi possível a realização de atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento infantil em seus diferentes aspectos. É notório a participação e envolvimento das crianças e famílias com os materiais disponibilizados na sala virtual, onde estamos possibilitando, em tempos de distanciamento social, um diálogo entre a instituição educativa (LDI) e as famílias. Acreditamos na potência do brincar e na força das descobertas em família, que proporcionam a vivência da infância em sua plenitude, além de ser uma possibilidade para o resgate das bagagens culturais trazidas pelas famílias, suas vivências, objetos, instrumentos, receitas, entre outros.
Palavras-chave Educação Infantil, Brincadeiras, Distanciamento Social.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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