“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13858

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Júlia Dalton Moreira dos Santos
Orientador FABRICIO SETTE ABRANTES SILVEIRA
Outros membros Felipe Azevedo Rong, Lucas Maggi Vieira
Título Modelos de estudo utilizados por monitores como facilitadores do aprendizado para a disciplina de anatomia humana
Resumo Introdução:A anatomia humana está presente na base curricular de todos os cursos da área da saúde, sendo sua importância indiscutível na formação desses profissionais. No entanto, grande parcela dos estudantes apresenta inúmeras dificuldades com o conteúdo devido, principalmente, à falta de uma metodologia efetiva na aquisição de conhecimentos e à densidade dos temas abordados na matéria. No intuito de minimizar essa demanda, foram compiladas algumas estratégias de aprendizado, adotadas por monitores e ex-monitores da disciplina, para formação de um guia orientador aos estudos anatômicos. Objetivos: Essa análise de dados teve como objetivo auxiliar estudantes por meio da exposição de técnicas e metodologias de aprendizagem utilizadas por monitores e ex-monitores de anatomia humana. Metodologia: Foram entrevistados 14 monitores e ex-monitores da disciplina “Bases Morfofuncionais da Medicina”, do curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa. Apesar de a matéria englobar histologia, fisiologia e embriologia, o desenvolvimento da pesquisa foi focado apenas na área de anatomia humana. Para a obtenção dos dados foi realizado um formulário online investigando as ferramentas de ensino, referências bibliográficas e metodologias de estudo utilizadas enquanto alunos e, posteriormente, como monitores. Resultados: A partir da análise dos resultados, foi possível observar que as principais ferramentas adotadas pelos monitores, na condição de alunos da disciplina, foram livros textos e atlas de anatomia humana, ambos presentes nas respostas de todos os entrevistados; seguidos por peças úmidas ou sintéticas e resumos. Esses materiais também foram os mais frequentes quando questionados durante a realização da monitoria, observando-se apenas uma inversão em sua prevalência, visto que as peças úmidas ou sintéticas se tornaram a instrumentos de ensino mais utilizados nesse período. Quanto a bibliografia, os livros textos predominantes foram: (1) “Anatomia Orientada para a Clínica”, por Keith L. Moore, presente em todas as respostas e (2) “Anatomia Humana Básica”, por Carlo Américo Fattini, respectivamente. Os principais atlas de anatomia humana citados foram: (1) “Atlas de Anatomia Humana”, por Frank H. Netter e (2) “Atlas de Anatomia Humana”, por Johannes Sobotta, respectivamente. A leitura de livros texto; a visualização e manipulação de peças úmidas ou sintéticas; e a leitura de atlas de anatomia humana prevaleceram como metodologias complementares de estudo. Outros recursos como a elaboração da aula para a monitoria, dissecação de cadáver e realização de anotações durante as aulas também foram citadas. Conclusões: A partir dos resultados obtidos, identificou-se as principais ferramentas, bibliografias e metodologias utilizadas pelos monitores de anatomia humana. Esses dados podem ser utilizados para orientar os estudos e auxiliar a formação dos demais estudantes através da sua divulgação, possível sistematização e publicação científica.
Palavras-chave Metodologias de estudo, anatomia, bibliografia de medicina.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.